GeralInternacionaisPolítica

Quase 50% dos sírios que retornam ao país estavam refugiados na Turquia

Agência da ONU para Refugiados, Acnur, estima que, no total, pelo menos 51 mil sírios voltaram à casa desde o mês passado

Autoridades da Turquia informaram à ONU que cerca de 25 mil sírios retornaram à casa desde a queda do regime do ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, em 8 de dezembro.

Segundo a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, o fluxo das pessoas que deixam o território da Turquia é considerado ainda baixo em comparação à quantidade de sírios refugiados em outros países vizinhos. A agência espera que esse número suba de forma regular.

Passagem de fronteira Jaber-Nassib

Duas semanas após a queda do regime de Assad por integrantes do movimento Hayat Tahrir al Sham, o Ministério do Interior da Turquia contabilizava o retorno de 12,8 mil sírios pelo cruzamento de Jaber-Nassib.

Nos últimos dias, esse movimento aumentou incluindo para fins comerciais. A mudança deve-se ao anúncio de que a Jordânia reabriu a passagem de fronteira para caminhões facilitando o comércio.

Desde dezembro, cerca de 51 mil sírios retornaram da Síria e outros países de acolhimento. A quantidade de retornos supera o total de refugiados que voltaram em 2023.

Movimento voluntário

A agência da ONU disse que seis portões estão abertos 24 horas na fronteira para a passagem dos sírios.

O país quer que o processo seja voluntário e eficiente. Por dia, o Ministério do Interior turco tem capacidade para processar até 19 mil pessoas no cruzamento. Antes, era uma média de 3020 saídas de sírios, por dia.

Fonte: ONU News – Imagem: © Acnur/Hameed Maarouf

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo