GeralMunicipiosPolítica

ProUrbe: Governo do Estado vai regularizar mais de 800 imóveis em parceria com a Prefeitura de Floresta do Piauí

O município é mais um que realiza a adesão ao programa de regularização fundiária urbana do Estado.

A Secretaria  Administração do Piauí (Sead), por meio da Superintendência de Patrimônio Imobiliário (SPI), iniciou a etapa de cadastro social dos moradores da cidade de Floresta do Piauí, no Programa de Regularização Fundiária Urbana (ProUrbe). Mais de 800 lotes imóveis devem ser regularizados no município nessa primeira etapa, o objetivo é regularizar todo o perímetro urbano da cidade.

De acordo com o secretário da Administração, Samuel Nascimento, a etapa de coleta de dados é indispensável para a produção do registro de imóveis dos beneficiados pelo ProUrbe. Segundo ele, é com os dados do morador e do imóvel, obtidos pela equipe de cadastro, que a documentação pode ser produzida. “É essencial que os moradores recebam os nossos cadastradores e colaborem no fornecimento de informações para que possamos identificar os proprietários e emitir o registro do imóvel no nome do dono”, destacou o gestor.

A superintendente de Patrimônio Imobiliário da Sead, Caroline Viveiros, destaca o compromisso com o trabalho de regularização na cidade e reforça a meta estabelecida entre estado e município. “Nós conseguimos avançar para mais um município piauiense, em parceria com a Prefeitura de Floresta nossa equipe já iniciou a coleta de dados dos moradores da cidade. Nosso objetivo é o mesmo que realizamos no município de Guaribas, regularizar todo o perímetro urbano da cidade. E é somente com o trabalho integrado, tecnologia de ponta e desburocratização de processos, que iremos alcançar o compromisso que selamos com a população”, ressalta a gestora.

Essa regularização é aguardada há muito tempo, principalmente pela população mais antiga da cidade. Helena Otilia Torres, filha de um dos fundadores, faz parte dessa espera. “Meu pai, Torres, foi um dos fundadores, veio lá do Ceará para cá. Desde que construí minha casa eu espero por esse documento e agora que fiz o cadastro estou ansiosa para receber na minha mão e ter minha casinha segura. Porque só assim que a gente tem segurança”, completou a moradora.

prourbe (3).jpeg

ProUrbe

O ProUrbe faz parte da Política Estadual de Regularização Fundiária Urbana, instituída por meio da lei nº 8.153/23, com o objetivo de identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais, e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos seus respectivos ocupantes. Todo o processo é feito de forma gratuita aos beneficiários.

Desde sua criação, o ProUrbe vem tornando mais célere o processo de regularização de imóveis no Piauí e já regularizou mais de 32 mil imóveis em todo o estado.

Floresta do Piauí

O município de Floresta do Piauí fica há mais de 300km da capital. Com aproximadamente 2.553 habitantes, a cidade foi criada em 1997, banhada pelo rio Canindé, tem como principal atrativo turístico os morros que rodeiam a cidade.

Fonte: Sead

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo