Destaques Geral Local Política

Promover a transformação social é um dos objetivos da nova Secretaria de Inteligência Artificial

Levar informação sobre a inteligência artificial ao maior número de pessoas possível. Este é um dos objetivos da Secretario da Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação. O gestor da pasta, , André Macedo, participou, nesta sexta-feira (14), do seminário Impactos Sociais da IA para o Bem Comum, promovido pela Ação Social Arquidiocesana de Teresina (ASA).

O secretário explicou sobre a importância de participar de eventos como o seminário para aproximar a tecnologia de vários setores da população. “Essa é uma das principais tarefas que a gente tem pela secretaria: começar a deixar o entendimento da inteligência artificial, do seu uso e as suas aplicações de forma mais clara porque a sociedade ainda tem muito receio dessa ferramenta”, afirma Macedo. O gestor acrescenta ainda que a SIA tem diversos objetivos, entre eles, promover a transformação digital e social do estado.

“É preciso mostrar para toda a população do Piauí os conceitos básicos para se entender a inteligência artificial e o quanto isso é importante para ser utilizado à sociedade”, declarou o secretário. Ele ressalta que a IA está presente há alguns anos no dia a dia da vida de todos em aplicativos de reprodução de vídeo, sugerindo conteúdo nas redes sociais, em programas de bate-papo com respostas automáticas. Segundo o gestor, essa presença tende a aumentar nos próximos anos, por isso é preciso, de acordo com ele, ao invés de evitar, o melhor a fazer é conhecer esta tecnologia.

Padre Tony Batista, organizador do seminário, afirma que a iniciativa tem como principal objetivo levar informação e esclarecimentos sobre a IA. “Nós temos consciência de que o mundo caminha e nós temos que caminhar com o mundo. Ultimamente a velocidade das mudanças estão extraordinárias e nós não vamos ficar na beira da estrada vendo a história passar. Lógico que nem todos vamos ser experts do assunto. Isso não é minha preocupação. Mas eu não posso aceitar que as pessoas fiquem à margem, sem entender o que é a inteligência artificial”, ponderou o sacerdote.

842A0964.JPG

Fonte: SIA

Related Posts