A terceira edição do Cidade Inclusiva começou nesta quinta-feira (11), com abertura solene que contou com a participação de diversas autoridades, como a primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, e os deputados estaduais Dr. Vinícius Nascimento e Fábio Novo, além de entidades e pessoas com deficiência. O evento ocorre até esta sexta (12), no CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo – Premen, na zona norte de Teresina.
Na ocasião, o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, apresentou o Projeto Viver, que será executado através de uma parceria entre a Seid, a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e o deputado Dr. Vinícius.
De acordo com o gestor, serão selecionados 5 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que serão beneficiadas com realização de consultas e exames para avaliar a saúde visual e identificar possíveis erros refrativos, permitindo o tratamento adequado e assegurando o bem-estar da criança e do adolescente.
O intuito do projeto é contribuir para a conscientização sobre a importância dos cuidados visuais, promover o diagnóstico precoce de problemas de visão em crianças e adolescentes (como miopia, hipermetropia, astigmatismo, ambliopia e estrabismo), aumentar a adesão aos exames oftalmológicos regulares e incentivar o uso correto de óculos prescritos pelo oftalmologista.
Além da entrega de 2.100 órteses e próteses oculares, o projeto realizará palestras e campanhas educativas sobre a importância dos cuidados visuais e o papel do oftalmologista na saúde visual das crianças e adolescentes.
Cidade Inclusiva
O evento é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI) e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O projeto Cidade Inclusiva acontece em quatro edições na capital, uma em cada região de Teresina. A programação conta com serviços, palestras, apresentações e exposições. O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros.
Segundo Mauro Eduardo, o evento vai construir, ao final das quatro edições, uma carta compromisso para uma Teresina mais inclusiva. “Estamos colhendo propostas de todos os participantes do Cidade Inclusiva para que, juntos, possamos tornar nossa capital uma cidade para todos, sem deixar ninguém para trás“, ressaltou Mauro.
Fonte: Seid