DestaquesGeralLocalPolítica

Projeto do HUT leva informação e orientação aos cuidadores de pacientes

Alguns pacientes passam um longo período internado, a estadia no Hospital é um bom momento para conversar com seus familiares e acompanhantes sobre os cuidados necessários. Pensando nisso as equipes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Serviço Social e Serviço de Fisioterapia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) promovem a realização de ações socioeducativas nos espaços das clínicas, UTIs e pronto atendimento, visando transmitir informações para os usuários sobre a prevenção e redução de infecções durante o processo de internação.

Durante o tratamento de saúde, é muito importante que o acompanhante do paciente e familiares sejam protagonistas do cuidado. Pensando nisso idealizamos o projeto “Dialogando com o Cuidador” com rodas de conversas sobre a importância da higienização das mãos e em quais momentos realizar; medidas de precaução para prevenir microorganismos e infecções; uso indiscriminado de antibióticos e fatores que melhoram o curso do quadro do paciente. Explica Beatriz Carvalho, Enfermeira do SCIH.

A Assistente Social Osfrany Martins conta que esse projeto tem um grande potencial, em 30 dias tivemos a participação de 152 cuidadores e acompanhantes, explica.

“Cuidador capacitado, paciente seguro” é outro projeto complementar desenvolvido pelo Serviço de Fisioterapia do HUT, a ideia surgiu para esclarecer as dúvidas de pacientes que passam por um momento complicado e que não assimilam, de uma só vez, todas as informações necessárias. “Desenvolvemos uma cartilha relevante e com linguagem acessível para que esteja sempre às mãos do paciente e do acompanhante sobre os cuidados a serem tomados viabilizando a desospitalização segura e uma recuperação mais rápida no domicílio”, destaca Danila Vieira, Gerente do Serviço de Fisioterapia da unidade.

Para Fábio Marcos, diretor-geral do HUT é importante discutir novas estratégias que viabilizem a presença de novos sujeitos, acompanhando a evolução das ações de humanização da assistência, assim, o acompanhante será um facilitador da evolução clínica com sua participação reconhecida e incentivada durante todo o processo da internação.

Fonte: HUT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo