Procurar trabalhar a matemática de forma lúdica, criativa, prazerosa e significativa, para que os alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina possam aprender os conceitos básicos de trigonometria. Desta forma nasceu o “Projeto Pipas Olímpicas”, do Cidade Olímpica Educacional, da Prefeitura de Teresina, que tem como grande propósito envolver os alunos em uma matemática que faz parte do nosso cotidiano.
O dia de campo do projeto aconteceu no último final de semana, nas imediações da Ponte Estaiada, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e finalizou no Estádio de Futebol Lindolfo Monteiro.
O secretário Municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, participou da realização e ressaltou a importância de atividades como esta, para que o aluno aprenda de forma espontânea e de forma natural as diversas formas de como se deve trabalhar com a matemática.
“O trabalho com a matemática pode ser feito de diversas formas criativas e lúdicas e assim os nossos alunos terão uma aprendizagem natural, onde eles assumem o papel de protagonista no processo de ensino e aprendizagem”, disse o secretário.
A ação foi realizada em duas etapas: o teórico, através de estudos; e a parte prática, que foi a confecção de teodolitos, instrumentos ópticos utilizados por engenheiros, agrimensores, topógrafos e antigos navegadores para medir ângulos horizontais e verticais e calcular distâncias inacessíveis. Também foram confeccionadas as pipas, onde foram utilizados conceitos da geometria, tais como: retas paralelas, retas perpendiculares, ângulos agudos, retângulos e obtusângulos.
Da trigonometria foram abordadas as definições de seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo.
Na oportunidade, houve um campeonato de pipas, onde os alunos confeccionaram as pipas e as colocaram no ar. Foram feitas as medidas entre a altura da pipa em relação ao solo e a distância entre a pipa e o aluno.
Fonte: Semec