DestaquesGeralLocalPolítica

Projeto de leitura destaca culturas africanas e indígenas em CMEI

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lindalva Carvalho Soares realizou a culminância do projeto de leitura com todos os alunos da unidade de ensino. O projeto da Rede Municipal de Teresina tem como objetivo incentivar os alunos no aprimoramento da leitura por meio de brincadeiras, danças, apresentações e textos lúdicos.

O encerramento do Sarau Literário ocorreu no pátio do centro de ensino, com diversas apresentações dos alunos representando aspectos africanos e indígenas, em consonância com o Dia da Consciência Negra. O evento contou com a presença de toda a comunidade escolar, incluindo pais, alunos, funcionários e professores. Os estudantes do Maternal e do 2º Período abordaram a temática dos povos africanos, enquanto os povos indígenas foram objeto de estudo dos alunos do 1º Período.

As apresentações incluíram contação de histórias, musicais, danças e exposições. Os materiais foram confeccionados pelos próprios professores e alunos em oficinas realizadas durante o mês de estudo da temática. Recursos provenientes do CMEI e doados pelas famílias, como garrafas pet para confecção de instrumentos musicais e plantas medicinais para exposição foram utilizados.

O destaque das apresentações foi o musical “O Povo Brasileiro”, que unificou as culturas abordadas ao longo do mês de novembro. A diretora do CMEI, Thaíse Maria, ressaltou que todas as crianças se empenharam nas apresentações, desde a confecção de roupas e adereços até o comprometimento nos ensaios.

Thaíse Maria destacou ainda a importância da culminância do projeto de leitura para os alunos. “Enquanto professora de formação e atualmente diretora da unidade de ensino, acredito que é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Além disso, contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Através de apresentações como estas, procuramos levar conhecimento de outras culturas e de nossas origens”, conclui.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo