DestaquesGeralLocalPolítica

Projeto contribui para a integração das famílias às escolas municipais de Teresina

Contribuir para a formação de pais com excelência no acompanhamento dos filhos, de maneira a ajudá-los no acompanhamento, na formação integral e na prospecção de um futuro de sucesso em todas as áreas de suas vidas, reforçando que ser família é dar o que crianças e jovens mais precisam o tempo todo: orientação, bons exemplos e amor. Estes são os objetivos do “Projeto Escola de Pais – Uma Parceria Eficaz”, realizado pela Gerência de Ensino Fundamental (GEF) da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

O projeto visa atender prioritariamente às escolas da Rede Municipal de Educação de Teresina que apresentam maior índice de vulnerabilidade no indicador da indisciplina dos alunos, unidade de ensino que apresentam casos críticos de estudantes com histórico de ansiedade e de automutilação, com evidências de abusos, abandono e negligência familiar, que se refletem nos resultados críticos no índice de desempenho acadêmico dos alunos.

“Nos encontros é conversado com pais e responsáveis sobre a possibilidade da construção de Famílias Extraordinárias na formação de filhos vencedores para além do bom desempenho escolar, pois são trabalhados além da escola por suas famílias para que se tornem adultos capazes de um convívio social bem ajustado e equilibrado em todos os espaços sociais, seja na vizinhança, na igreja, no casamento, no trabalho e em todos os lugares por onde for”, explica a supervisora de Projetos Especiais da Semec, Rita Veloso.

Durante este ano, 35 escolas de todas as regiões de Teresina receberam as intervenções do projeto, com palestras, exposição de atividades e dinâmicas que viabilizem a integração da escola com as famílias.

“Enfatizamos aos pais e responsáveis pelas crianças que educar para a vida exige estabelecer regras, limites e disciplina aos filhos, conscientes de seu papel como cidadãos de caráter, que cumprem regras, que observam limites, e, desse modo, estarão mais preparados para um convívio social saudável em todos os espaços que ocupam”, conclui Rita Veloso.

Neste ano foram realizadas 40 palestras para cerca de 4 mil famílias. A meta para o ano de 2023 é que as ações cheguem a todas as 150 escolas municipais de Teresina.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo