Para acabar com os lixões irregulares nos bairros da zona Sudeste de Teresina, um projeto comunitário vem se destacando através da reciclagem de pneus, madeiras e tintas, que são usados para revitalizar os espaços, transformando os lixões em verdadeiros jardins. O Projeto IDE 11 Horas nasceu em 2020, através de uma iniciativa de integrantes da Igreja Pentecostal IDE e desde então, vem atraindo inúmeros apoiadores, sendo a maioria pessoas que estavam cansadas de conviver próximas a locais onde ocorriam o descarte irregular de lixo.
Um dos idealizadores do IDE 11 Horas é o irmão Kleps Dias, que após inúmeras tentativas de manter os espaços limpos, buscou o apoio da população para buscar uma solução que acabasse de vez com os lixões irregulares. De acordo com Kleps Dias, hoje a região Sudeste já conta com oito espaços que passaram por essa transformação, onde o lixo deu lugar para belos jardins.
“Nós entramos com a ideia, material e um pouco da mão de obra e em contrapartida, a população que mora próxima dos locais escolhidos, entra com os cuidados de manter os jardins sempre bem cuidados. Agora, com o anúncio de apoio vindo da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da SAAD/Sudeste I, esperamos levar o projeto para mais espaços, sempre trabalhando com a parte da conscientização, já que sem a ajuda do povo, jamais iremos conseguir manter a cidade limpa”, disse Kleps Dias, afirmando ainda que seria inviável manter o projeto sozinho.
Durante a entrega do jardim implantado na Praça Cultural do Dirceu, a superintendente da SAAD Sudeste I, Vani Queiroz, disse que o projeto é de grande importância para o município, pois vem mudando a realidade de vários espaços da zona Sudeste, e sem sombra de dúvidas, vem fazendo com que a cidade economize com os gastos com limpeza pública. A superintendente conta que um dos principais pedidos do prefeito Dr. Pessoa, é a limpeza da cidade, e que por isso, ela e os técnicos da superintendência, vem ampliando o diálogo com os organizadores desse projeto e também com as lideranças da região, para que o poder público e a população montem uma verdadeira força tarefa para manter a região do Grande Dirceu sempre limpa.
“Estamos com 160 trabalhadores que diariamente trabalham com a limpeza de ruas, avenidas, praças, galerias e áreas verdes, e mesmo assim, ainda temos muitos locais sujos, pois muitos ainda insistem em jogar lixo em locais impróprios. Com esse projeto, queremos reduzir ainda mais os lixões irregulares, já que o mesmo, ajuda a mudar a mentalidade daqueles que insistem em jogar lixo em locais impróprios”, disse Vani Queiroz, parabenizando os organizadores e o populares que estão apadrinhando o Projeto Ide 11 Horas.
A aposentada Antônia Morais, que residente próximo a caixa d’água do bairro Dirceu I, conta que antes era impossível ficar na porta de casa, e que agora, com a chegada do projeto, a população parou de jogar lixo na porta de sua casa. Ela comenta ainda que por muitas vezes, ela e seus vizinhos tiveram que se refugiar nos quintais de suas residências, pois segundo ela, o odor que vinha do lixão, impedia até mesmo que eles ficassem na sala assistindo tv.
“Agora a realidade é outra, na porta da minha casa tenho um lindo jardim, jardim este que ajudo a cuidar junto com meus vizinhos. Além de acabar com o lixão, agora tenho uma terapia, pois já acordo com a missão de regar as plantinhas”, disse Antônia Morais, que torce para que outros locais da região possam ganhar o mesmo projeto.
Para os moradores que desejam receber o projeto em seus bairros através do apadrinhamento, basta se dirigir até uma Igreja Pentecostal IDE, ou solicitar o mesmo através de protocolo na Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste I.
Fonte: Sudeste 1