Cada vez mais forte nas unidades de ensino da Rede Municipal, o Programa Federal Educação e Família está em fase de alinhamento das estratégias para 2023. Em Teresina, a ação é realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em 57 escolas, por meio da equipe da Divisão de Assistência ao Educando (DAE).
Na prática, o Programa fomenta a participação da família na vida escolar do aluno e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada um quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro. Essa qualificação é feita com ações direcionadas para cada público: alunos, famílias e equipes escolares.
As técnicas da DAE/SEMEC, Magali Castro e Amparo Veloso, já ajustaram as metas com a assessoria técnica da Secretaria e começaram a realizar visitas nas escolas atendidas, conversando com os diretores.
“Esse acompanhamento junto às unidades de ensino vem junto com a agenda prevista de visitas in loco de 2023 para atualização do plano de ação, elaboração do cronograma de execução das atividades e assessoria ao monitoramento no sistema do PDDE Interativo”, explica a assistente social Magali.
Como uma das estratégias para a execução do Educação e Família é o envio de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola, os diretores escolares precisam fazer o monitoramento, preferencialmente em parceria com os conselheiros escolares, das ações realizadas nos ciclos 2021 e 2022. O prazo é até 30 de junho deste ano.
Fonte: Semec