Profissão de Engenheiro vive bom momento com crescimento da construção civil
Outubro é o mês do Engenheiro Civil, profissional responsável por desenvolver projetos de gerenciamento, assistência, vistoria, e direção de obras. Mais do que representar uma categoria, o engenheiro também representa a força de um setor em alta, a construção civil, que cresceu acima da economia nacional.
Segundo dados do IBGE (2022), o setor foi o segundo com maior crescimento no segmento Industrial e ficou atrás somente da Eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos. A comparação do segundo trimestre deste ano, com igual período de 2021, revela crescimento de 9,9% na construção, enquanto o País, nesta base de comparação, cresceu 3,2%.
“A quantidade de obras em andamento em todo o Brasil na construção civil mostra que o setor continua em alta, o que tem refletido positivamente no mercado de trabalho, em todas as áreas da engenharia”, afirma o Engenheiro Ítalo Soares, coordenador do Curso de Engenharias da Wyden.
Segundo ele, esse bom momento reflete também na busca pela profissão nas universidades por jovens que vislumbram uma profissão de sucesso. “A engenharia é uma profissão muito dinâmica, inovadora, que promove habilidades alinhadas com a demanda do mercado e que ajudam no fortalecimento da indústria e na ampliação das condições de competitividade da economia brasileira.
Perfil
A Engenharia como um todo exige pessoas que apresentam facilidades com cálculos físicos, matemáticos, química, manuseio de softwares para desenvolver projetos, visão espacial e afinidades com a tecnologia e acompanhar de perto as novas tendências de mercado. Ao ingressar no ensino superior, o acadêmico passa em média 5 anos desenvolvendo habilidades que o credenciarão a construir projetos nas mais diversas áreas.
Na Wyden por exemplo, sob a coordenação do professor e engenheiro civil, Kidner Angelino Próspero, os alunos do escritório modelo do curso foram desafiados a desenvolverem um projeto inovador na construção civil, como a criação de uma impressora 3D capaz de construir casas, que iniciará com um protótipo de casa de cachorro. “São projetos assim, que envolvem diversas engenharias, que emolduram os profissionais que chegarão ao mercado prontos para encarar qualquer desafio”, destaca Kidner.
Comemorado especificamente no dia 25 de outubro, o dia do engenheiro civil corresponde ao dia da beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, padroeiro da construção civil aqui no Brasil.