Nessa terça-feira, 13, no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), aconteceu um encontro formativo com os professores que executarão o Projeto de Recomposição das Aprendizagens com estudantes do 2°, 3°, 4° e 6° ano do Ensino Fundamental, visando orientá- los sobre a importância da Recomposição das Aprendizagens, bem como apresentar as estratégias de ensino para superar as dificuldades da leitura e letramento.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) iniciou no primeiro semestre deste ano o processo de planejamento e elaboração do Projeto de Recomposição das Aprendizagens. Após período pandêmico, constatou-se a necessidade de reorganização e reordenação a respeito do que era proposto em cada ano escolar.
A recomposição é um conjunto de atividades e estratégias de ensino que visam garantir as aprendizagens comprometidas. O objetivo é avançar no processo de ensino e aprendizagem, considerando que há entre os estudantes, crianças e adolescentes com diferentes níveis de aprendizagem.
O Projeto prevê acolhimento, priorização curricular, avaliação diagnóstica contínua, adaptação das práticas pedagógicas para estratégias diferenciadas, formação docente, acesso a materiais didáticos adequados, enfim, um olhar sistêmico.
A gerente do Ensino Fundamental Anos Finais da Semec, Geane Alves afirma. “Esse projeto vem sendo trabalhado pela Rede Municipal, especialmente com alunos que necessitam avançar e acelerar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem”.
Fonte: Semec