Enquanto os 28 estudantes vencedores do Seduckathon estão descobrindo inovações tecnológicas durante o intercâmbio educacional nos Estados Unidos, seis professores participam de atividades pelo programa de intercâmbio na Worcester Technical High School e na Framingham High School. As duas instituições são referência nos EUA no ensino de tecnologia.
Os professores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Paulistana, Paulo Freire, Liceu Parnaibano, Augustinho Brandão, Conceição Salomé e do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) João Mendes de Melo foram mentores dos alunos nos projetos premiados e estão aproveitando o mês de estadia nas escolas estrangeiras para aprimorar o uso de ferramentas tecnológicas digitais, robótica educacional e cultura maker.
Nas atividades mediadas pela Worcester Technical para o aperfeiçoamento do ensino dos estudantes combinando teoria e prática, os professores visitaram as instalações de outra escola técnica, a South High Community School.
Responsável pela orientação dos estudantes do Ceti Liceu Parnaibano, em Parnaíba, na criação da aplicação Aee Buddy, o professor Francisco das Chagas Coelho afirma como o intercâmbio pode impactar as suas práticas em sala de aula.
“Fomos presenteados com essa visita a outra escola e pudemos conhecer melhor uma oficina que trabalha a técnica automotiva. O intercâmbio tem sido uma experiência rica, pois entendemos o modelo educacional que une teoria e prática para formação dos alunos com orientação profissionalizante e isto pode ser aplicado nas aulas”, explicou o professor Francisco.
Do município de Guaribas, Eraques Folha, professor do curso de Desenvolvimento de Sistemas do Ceti Paulo Freire, aproveitou as oficinas de Cosmetology, área ligada à ciência farmacêutica que desenvolve pesquisa e elaboração de produtos cosméticos. “Enquanto os alunos se dedicam às atividades na área de tecnologia, nós, professores, aproveitamos para conhecer melhor a estrutura da escola e as diversas oficinas que ela oferece. Recentemente, estive na oficina de Cosmetologia e fiquei muito impressionado com a qualidade da infraestrutura. O suporte oferecido é fundamental para preparar os estudantes para o mercado de trabalho”, explicou o professor.
A ampla oficina automotiva localizada na escola South High Community School chama atenção pela diversidade de serviços ofertados para alunos, professores e comunidade geral e que são consertados pelos estudantes.
Alan Ribeiro, professor do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professor João Mendes O. de Melo (Premen Norte), na zona norte de Teresina, acompanhou o trabalho na oficina. “É interessante observar as metodologias que os professores conseguem implementar com as práticas durante as aulas para os iniciantes dos cursos. A todo o momento, o professor faz instruções para que toda a prática seja realizada pelos estudantes utilizando o maquinário adequado para reparar motores, suspensão e eles aprendem serviço no carro por inteiro”, observou o professor.
Seguindo o desenvolvimento das habilidades nas áreas da tecnologia propiciadas aos estudantes, os professores tiveram atividades na Framingham High School. O professor Antônio Araujo Rodrigues, do Ceti Conceição Salomé, ressalta como o intercâmbio tem expandido a apropriação de novas ferramentas para o ensino. “Estamos tendo contato com professores que auxiliam os alunos a desenvolverem projetos utilizando as soluções de programação, como o uso da linguagem Python, matemática e o aprimoramento do inglês. Os professores conseguem engajar os estudantes, de forma efetiva, no ensino”, observou o professor Araújo.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou como a experiência de intercâmbio tornará os profissionais mais preparados para implementar práticas pedagógicas inovadoras. “A partir deste intercâmbio, estamos proporcionando aos professores Seduc uma formação intensa com atividades, assim como é feito para os estudantes. Eles participam de oficinas, trocam experiências com os professores das escolas técnicas e aprimoram os conhecimentos para que sejam replicados em nossas escolas”, afirmou, o gestor, que acompanhou o time Seduc nos primeiros dias de atividades nos Estados Unidos.
Fonte: Seduc