DestaquesGeralLocalPolítica

Professor do Cidade Olímpica Educacional analisa voo do Starship em programa de TV

O professor Edwar Montenegro, do Cidade Olímpica Educacional (COE), programa da Prefeitura de Teresina executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), participou, no último dia 15, do Olhar Espacial, do Portal Olhar Digital. Edwar compartilhou sua experiência e conhecimento em física, astronomia e exploração espacial, incluindo percepções sobre o recente voo “quase orbital” do foguete Starship.

O professor Montenegro, reconhecido por suas contribuições para o campo da educação e divulgação científica, contribuiu com a discussão sobre os avanços tecnológicos e as recentes conquistas no campo da ciência durante sua participação no programa.

“Após dois testes anteriores resultarem em explosões, o lançamento mais recente foi um sucesso, embora a SpaceX tenha perdido contato com a nave pouco depois da reentrada na atmosfera. O megafoguete, com 120 metros de altura, decolou da Starbase, no sul do Texas, atingindo a velocidade quase orbital. Este evento coincide com o 22º aniversário da SpaceX, adicionando um toque especial à conquista. A Starship, escolhida pela NASA como módulo de pouso lunar para a missão Artemis 3, é considerada um marco na exploração espacial”, comenta Montenegro.

O professor do COE aproveitou a oportunidade para falar também sobre a recente conquista dos alunos da Rede Municipal de Educação de Teresina, Bruno Manoel, Amanda Rocha e Ismael Aquino, na quarta fase da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), realizada no Rio Grande do Norte em dezembro de 2023. Os estudantes ficaram em segundo lugar no Brasil e em primeiro no Nível 1 (Ensino Fundamental) entre os estados do norte-nordeste, com o lançamento de um satélite em um foguete.

O Programa Olhar Espacial é apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, é transmitido ao vivo todas às sextas-feiras em diversos canais de mídia.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo