De janeiro a junho deste ano, o Posto de Atendimento Social do Terminal Rodoviário Lucídio Portella, o Plantão Social, em Teresina, realizou 1.924 atendimentos. A procura pelos serviços da unidade também cresce no período entre Natal e Ano Novo.
O posto realiza atendimento ao público geral com serviços de urgência e emergência a fim de garantir a proteção social dos cidadãos em situação de vulnerabilidade e exclusão social advindas de demandas espontâneas, encaminhamentos institucionais ou busca ativa, provenientes de Teresina, demais localidades do estado e país.
O serviço possui um fluxo de demandas intensas e um papel relevante para assegurar as garantias sociais da população, especialmente os passes livres de viagem da população do estado. “Além de atender e verificar todas as condicionalidades daquele idoso, a gente garante a ele o acesso à passagem. A gente expede uma declaração, fazendo com que imediatamente tenha acesso ao benefício”, explica a coordenadora do plantão, Gislene Pinheiro.
Outro papel importante do posto é o atendimento e orientação ao migrante, à população de rua e à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade. “A gente faz a abordagem, o acolhimento, no sentido de fazer com que essas pessoas se sintam acolhidas dentro de suas necessidades”, diz Gislene.
Outras demandas do posto são atendimentos, encaminhamentos e orientações sobre Passe Livre Federal Pessoa Idosa (PLFPI), emissão de Declaração Provisória de Acesso ao PLFPI, Passe Livre Intermunicipal Pessoa Idosa, Passe Livre Federal para Pessoas com Deficiência, Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência, dispensa de acompanhante Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência, Programa Identidade Jovem (ID Jovem), apenados, articulação com empresas para concessão de passagem ou desconto, articulação com a Rede de Serviços de Proteção Social, articulação com a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e atendimento com alimentação e banho para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O posto funciona de segunda a sexta, no horário de 8h a 12h e de 13h30 as 17h30.
O serviço foi implantado em 2004, é referência para o estado e é ofertado pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas), vinculado à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).
Fonte: Ascom Sasc