Iniciativa que promete ser marcante na nova gestão da Secretaria do Meio Ambiente, SEMAM, a primeira edição da EcoThe, feira ecológica realizada pela secretaria, acontece em data emblemática: o domingo, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Realizada pela Prefeitura e SEMAM, com apoio da Secretaria de Educação, SEMEC; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SEMDEC; plataforma Mobieduca.Me e Solar Machado Engenharia, a I Feira Ambiental da SEMAM acontece no Parque Matias Matos, no Mocambinho, em dois turnos, de 8h às 11h, e de 16h às 20h.
Conhecido também como Lagoa do Mocambinho, o parque de cerca de 4,9 hectares vai sediar uma programação que inclui desde a solenidade de abertura, com a presença de autoridades, até uma caminhada coletiva, passando por um campeonato de futebol infantil, show musical, exposição de artesanato sustentável e, a grande atração, a feira propriamente dita.
Serão 20 estandes de empresas, entidades e ONGs, apresentando projetos de todos os portes com um ponto em comum: a preocupação com o futuro do nosso planeta. O projeto de compostagem Somos do Sol, por exemplo, oferecerá soluções deste método de reciclagem de resíduos sólidos orgânicos que se adequam desde a uma empresa até a uma pessoa que mora sozinha.
Descontos e lâmpadas de graça
Já a Equatorial Piauí vai oferecer dois serviços que devem movimentar o seu estande, que funcionará de 16h às 20h. O Programa E+ Reciclagem fará a troca de materiais recicláveis – papel, plástico, metal, eletrônicos, óleo de cozinha usado, etc. –, por descontos na conta de luz. O E+ Comunidade aceitará lâmpadas usadas ou queimadas em troca lâmpadas LED novas.
O espaço do INDAMA inovará com a compra de óleo de cozinha usado (por quilo, o que equivale a cerca de 900ml) a R$1,50. E no estande da OAB Piauí o visitante poderá trocar 1kg de ração pet (para gatos ou cachorros) por mudas frutíferas. A ração arrecadada será distribuída para ONGs da região. Os voluntários da OAB estarão ainda divulgando ações ligadas à causa animal, com participação de funcionários da SEMAM.
O clima de consciência coletiva em prol de um mundo mais sustentável se estende ao longo da semana com uma programação que vai até a quinta-feira, dia 9. Na agenda, mutirão voluntário de limpeza no Rio Parnaíba, trilhas no Parque da Cidade e plantio em escolas, entre outras atividades em várias regiões da cidade.
“É uma união parcerias que resultou em uma feira de formato moderno e acolhedor. Fizemos questão de manter o caráter educativo, mas sem perder o lado lúdico, interativo e mesmo divertido, para atrair todas as gerações. Muito disso deve-se aos esforços do nosso Núcleo de Educação Ambiental, na pessoa da professora Naisis Castelo Branco, que concebeu o projeto desde o início”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont’Alverne.
Fonte: Semam