A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (Seplag), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), por determinação do prefeito Dr. Pessoa, disponibilizou para consulta o Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI). O documento está disponível no site da Semplan e pode ser acessado por meio do link AQUI. ( https://semplan.pmt.pi.gov.br/plano-municipal-pela-primeira-infancia/ )
“Foram meses de trabalho integrado entre diversas pastas para que pudéssemos entregar um documento que seja ideal para os próximos anos. A gestão trabalhou de maneira que o documento atendesse as necessidades dessa parcela da população durante todo o período que está previsto. O Plano é um diagnóstico da realidade e serve para nortear futuras ações e projetos onde as crianças são a prioridade”, pontuou Kárita Allen, Secretária Executiva de Planejamento e Gestão.
O documento sintetiza as diretrizes, metas e ações voltadas para crianças de até 6 anos, especialmente as mais vulneráveis. Foi elaborado de forma participativo, com auxílio das diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, poder legislativo, judiciário e sociedade civil, e que contemple a escuta e participação das crianças – sujeito de direito a quem se destina o PMPI.
O projeto foi desenvolvido ao decorrer de 14 (quatorze) meses e vai contribuir com as prioridades dessa parcela da população. A última etapa, realizada em setembro de 2022, chamada de “Escuta das Crianças”, foram visitas a parques abertos de Teresina com essas crianças. A equipe de planejamento municipal é responsável pela programação e acompanhamento da Política de Primeira Infância em Teresina nas ações referentes ao Programa Urban95.
O município já possuía um plano de ação e este documento passou por uma atualização, conforme a adequação diante das novas parcerias, inclusive com entidades internacionais, como a Fundação Bernard Van Leer. Teresina adentrou o grupo da rede Urban95 no Brasil, que é composta por mais 23 cidades.
Fonte: Semplan