Teresina está com índices em quedas relativas à Covid-19 na 23ª Semana Epidemiológica, de 6 a 12 deste junho, em relação à 22ª Semana Epidemiológica de 30/05 a 5/6. Conforme os indicadores, caíram em 24% os casos de síndromes gripais e em 19% os casos confirmados de Covid-19 em Teresina.
As internações por síndrome respiratória grave caíram 19%, os óbitos em 18% e permaneceram estáveis em 24% as solicitações do exame RT-PCR para diagnosticar casos de Covid-19.
Esses dados são do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina analisados com base nos atendimentos realizados em Teresina. Em relação à média móvel de sete dias, a taxa de transmissão com o R0 (transmissibilidade do agente infeccioso) dos casos confirmados foi de 0,89, na 22ª semana epidemiológica, e caiu para 0,78 na 23ª semana. No caso do R0 atendimentos por síndromes gripais a queda foi de 0,95 para 0,81 no mesmo período.
O infectologista e coordenador médico do COE, Walfrido Salmito, analisa que essas reduções são provocadas por vários aspectos como a quantidade de pessoas que já se vacinaram e a quantidade de infectados. “Diante de uma boa notícia de redução de casos, internações e óbitos, é preciso manter cautela e todas as medidas de prevenção evitando aglomeração, uso da máscara facial e higienização das mãos”.
O médico alerta que a Covid-19 é uma doença imprevisível e possível de ter outra onda e que toda cautela é necessária.
Blitz educativa
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), tirou a noite de sexta-feira (11) para integrar equipe da Fundação Municipal de Saúde (FMS) na realização de um blitz educativa na Avenida Raul Lopes, zona Leste da capital, para conscientização da população em relação à prevenção contra a Covid-19, que se converteu em pandemia mundial.
A ação contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, do secretário de comunicação Lucas Pereira e técnicos da vigilância sanitária.
De acordo com o prefeito doutor Pessoa, mesmo com o avanço da vacinação na capital, os cuidados devem ser mantidos.
“A pandemia não acabou, e hoje eu vim pessoalmente alertar a população para que mantenha os cuidados contra o coronavírus, que é o uso da máscara, álcool gel e distanciamento social”, declarou o prefeito.
(Com informações PMT)