A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres – SMPM, realizou um levantamento com base em dados nacionais disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O estudo mostrou que mais da metade das mulheres que vivem em territórios rurais no Brasil já sofreram violência doméstica. Os dados também apontaram que 35% dos casos de violência doméstica foram praticados pelo marido da vítima.
Ainda foi possível observar que existem fatores específicos que dificultam desde a denúncia até o acolhimento dessas mulheres que são vítimas de violência em territórios rurais. Alguns deles são: A demora para ter acesso a hospitais, delegacias e serviços de assistência social, medo de denunciar e não ser acolhida, além da falta de recursos financeiros. A assistente social e pesquisadora da SMPM, Suzianne Santos, destaca as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que vivem em territórios rurais. “Dentre alguns dos fatores que agravam a vivência de mulheres que se encontram nos territórios rurais está a dificuldade de acesso a projetos educativos e a rede de atendimento especializado, justamente pela distância geográfica dos grandes pólos de serviços que possuem atendimentos voltados para elas”, disse a assistente social.
Nesse mesmo levantamento foi possível outro dado importante, 46% das vítimas já tinham ouvido falar ou conheciam serviços de apoio à mulheres em situação de violência. É no sentido de informar e levar conhecimento a essas mulheres que a SMPM desenvolveu o projeto “Entre margaridas: juntas contra a violência” que tem como objetivo promover ações de enfrentamento à violência de gênero, voltado para mulheres que residem na zona rural de Teresina, como explica a assistente social Suzianne Santos “ No projeto foram desenvolvidos momentos educativos com profissionais da saúde e da assistência social que estão diretamente nos territórios rurais. Além disso, estão sendo realizadas oficinas com as mulheres sobre violência de gênero.” frisa ela.
O Entre Margaridas é um projeto da SMPM com o intuito de promover ações de enfrentamento à violência de gênero, voltado para mulheres que residem na zona rural da capital. O projeto tem como foco principal ampliar o conhecimento de mulheres sobre as desigualdades de gênero e violência.
Fonte: SMPM