Com a previsão de retorno das aulas no formato híbrido, em agosto, nas escolas da rede municipal de Teresina, o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, intensifica as visitas junto as unidades para verificar a estrutura e as necessidades imediatas de cada uma. Nesta sexta-feira (09) foram visitados quatro Centros Municipais de Educação Infantil que atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade.
Os CMEIs Danielzinho, Gilca Vanessa, Pedro Mendes Ribeiro e Imaculada Conceição, além da Escola Municipal Nelson Amaral, passarão por reforma e ampliação, com início previsto para o segundo semestre deste ano. De acordo com o secretário Nouga Cardoso, todas as unidades estão necessitando de ações imediatas para melhor atender seus alunos, professores e funcionários, bem como garantir a ampliação no número de vagas.
O CMEI Danielzinho, que fica localizado no bairro Piçarreira II, atende 208 alunos com idade de seis meses a dois anos. Com a reforma e ampliação do prédio, contará com novas salas de aulas, com previsão de ofertar mais 112 novas vagas. No CMEI Gilca Vanessa, localizado na Vila Coronel Carlos Falcão, o processo licitatório está em andamento. A unidade passará por uma reforma em toda sua estrutura. Já no CMEI Pedro Mendes Ribeiro, que atende 195 alunos, a Semec avalia a possibilidade de ampliar ou construir uma nova estrutura para a unidade, considerando que a mesma funcionava em um prédio alugado, porém, a Prefeitura Municipal comprou dois terrenos ao lado. “Nossa equipe de engenheiros já está analisando as condições para que possamos apresentar o projeto ao prefeito Dr. Pessoa e assim iniciarmos os trabalhos”, garantiu Nouga Cardoso.
O secretário visitou, ainda, as instalações do CMEI Imaculada Conceição, que fica localizado no bairro Monte Castelo. A unidade é pequena e divide espaço com a Associação de Moradores. Pelo projeto da Semec, a proposta é adquirir um terreno ou algum outro prédio que possa ser cedido para funcionar como sede do Centro Infantil. Caso seja necessário, a mudança será somente de prédio, porém, na mesma região, atendendo todos os alunos e ofertando mais vagas.
No Planalto Bela Vista, a equipe da Semec visitou a Escola Municipal Nelson do Amaral Sobreira, que já se encontra com um processo de licitação para reforma em andamento. “São unidades que necessitam de ações emergenciais de reforma ou ampliação. Estaremos apresentando todas as necessidades para o prefeito para que possa analisar e autorizar os serviços o quanto antes”, ressalta Nouga.
Fonte: Semcom