Na terça-feira passada (26), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu o evento “Pactuação de Compromisso com a Alfabetização dos Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina”. Estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, a secretária executiva de Ensino, Janaina Moura, além de professores, pedagogos e diretores de unidades de ensino ligadas da Semec.
O professor Reinado Ximenes afirma que a alfabetização possui um papel fundamental na vida de cada estudante, bem como permite que as crianças desenvolvam a capacidade de se comunicar e expressar. “A alfabetização é a base para aquisição de conhecimentos em diversas áreas, além de abrir portas para a autonomia, a cidadania e o acesso a oportunidades futuras. Trabalhar a alfabetização em sala de aula é investir no empoderamento dos pequenos e no fortalecimento de uma sociedade mais justa e inclusiva”, enfatiza.
Com objetivo de repactuar o compromisso com a alfabetização de todos os alunos da Rede Pública Municipal da capital e garantir o direito à aprendizagem, o evento teve início com a apresentação de um vídeo institucional sobre o projeto “Alfabetiza Teresina”, além de recitação de poemas e apresentações de dança feito pelas crianças.
Janaina Moura comenta que o Alfabetiza Teresina viabiliza a implementação de um conjunto de ações organizadas pela Semec com intuito de garantir o direito fundamental dos estudantes a ler e a escrever. “A alfabetização é a base para uma educação construtiva que ajuda as crianças a desenvolverem a leitura, a escrita, as ideias e o pensamento”, explica.
No encontro também houve a palestra com a educadora Silvanne Velázquez, professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador, Mestre em Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidad de Barcelona. Com o tema “Compromisso Criança Alfabetizada: Garantir os Direitos de Todos as Crianças aos Processos de Alfabetização e Letramento”, foi discutido na palestra a importância e o processo da alfabetização, a necessidade de romper com velhas concepções e a criação de gestões participativas.
Na oportunidade, a professora explicou que é ideal conhecer todos os processos de aprendizagem das crianças para oferecer um auxílio para elas na fase de alfabetização, assim como proporcionar uma educação ainda melhor e mais efetiva. “A alfabetização é fundamental para que os estudantes adquiram um arcabouço que auxilie no entendimento da escola e do mundo. Ler e escrever são peças de inclusão que possibilitam ás crianças o acesso a cultura, aos direitos e na emancipação econômica e social”, afirma.
Para favorecer a efetivação das ações do Planejamento Estratégico da Semec e no atendimento à meta da Coordenação de Alfabetização em elevar o índice de aprovação geral no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Teresina de 99,3% para 99,5%, foram planejadas e desenvolvidas ações direcionadas ao fortalecimento do trabalho pedagógico da equipe gestora e do corpo docente das escolas.
A coordenadora de alfabetização da Semec, Pedrina Daiane, explica que a Secretaria sempre trabalha para garantir o direito da criança de ler, escrever e aprender. “Buscamos o engajamento de toda equipe pedagógica das unidades de ensino da Rede Pública Municipal a fim de promover esses direitos às crianças. É ideal todos os membros da comunidade escolar atuarem em conjunto e oferecer um ensino e aprendizado ainda melhor para os estudantes”, finaliza.
Fonte: Semec