A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um alerta: alunos que costumam não ter bom desempenho escolar podem estar com algum transtorno de aprendizagem. Para garantir tratamento específico a esse público, a Prefeitura de Teresina mantém o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), serviço de saúde que tem como público-alvo crianças e adolescentes de escolas públicas municipais.
O CMAM realiza atendimentos médicos e terapêuticos a alunos com transtornos de aprendizagem. ”Durante a semana, estaremos distribuindo lanches típicos e kits juninos para as crianças que fazem atendimento terapêutico e médico. Respeitando todos os protocolos e sem aglomeração. Cada aluno receberá de acordo com seu horário agendado para que não deixemos de comemorar as festividades juninas”, diz Daniela Escórcio, diretora do CMAM.
Para ter acesso aos serviços do CMAM, as crianças e adolescentes com idade entre cinco e 16 anos devem ser encaminhadas pela rede pública de ensino de Teresina, com suspeita de algum transtorno de aprendizagem. “O Centro oferece atendimento completo, contando com neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e assistente social”, ressalta Daniela Escórcio.
Há vários transtornos de aprendizagem que acometem crianças e adolescentes e que são recorrentes no CMAM. “O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) trata-se de uma dificuldade na questão da concentração, com variante desatento, hiperativo/impulsivo ou misto. Há outras demandas atendidas, a exemplo de dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia.”
“É preciso ter cuidado para que a situação do aluno que tem dificuldade nas habilidades escolares não seja agravada. Ele evolui de ano e o aprendizado pode ficar defasado. O familiar tem que compreender a situação, que não é falta de vontade”, explica Daniela Escórcio.
Fonte: PMT