A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) sudeste, iniciou, na última semana, a instalação da iluminação do calçadão da Noé Mendes. A instalação será executada em etapas e a previsão é de que, até o final de 2022, todo o calçadão já esteja inteiramente e devidamente iluminado.
Nessa fase inicial, a instalação está sendo realizada em um trecho de 1300 m, que se estende da avenida Manoel Felício Pinto, até a avenida Joaquim Nelson e, logo em seguida, na segunda etapa, em um trecho de 1400m que vai da rua Ervitônio Teodoro, até a avenida professor Camilo filho. Esses dois primeiros trechos estarão com a iluminação completa finalizada até o início do mês de outubro.
A iluminação é toda em led, com lâmpadas de 100w instaladas em postes de quatro metros de altura. A tecnologia led permite direcionar a luminosidade, é bem mais eficiente que uma típica lâmpada incandescente, não contém mercúrio, tem vida útil maior e evita a emissão de calor ou de raios ultravioleta. Esse conjunto de características a torna uma opção mais econômica e ecologicamente correta na iluminação pública urbana.
“Os primeiros postes já foram ligados e é impressionante perceber a diferença. Uma região que a gente não costumava frequentar, especialmente a noite, está ficando com uma cara nova, bem movimentada e atrativa. ”, destaca a moradora do Renascença II, Ana Carolina Silva.
Além da estética mais agradável, a iluminação também aumenta a segurança na região e permite que os moradores possam realizar suas atividades físicas e de lazer no calçadão mesmo durante o período noturno.
A iluminação é a etapa final na execução das obras do calçadão e será instalada trecho a trecho, até que todos os 5km de extensão do mesmo tenham recebido o serviço. A PMT está investindo um total de R$ 9.500.000 no projeto completo de urbanização do calçadão da Noé Mendes e tem dezembro de 2022 como o prazo final de conclusão das obras.
Fonte: Saad Sudeste