A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), promoveu nesta quarta-feira, (13), no Centro de Formação Odilon Nunes, Bairro Marquês, zona Norte, o I Fórum Comunitário Selo Unicef. O evento reuniu adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA-Teresina).
Os adolescentes do NUCA-Teresina seguirão com atividades, oficinas e debates temáticos para concorrer ao Selo Unicef 2021-2024. Atualmente, o NUCA-Teresina possui cerca de 16 adolescentes, sendo oito meninas e oito meninos, entre 12 a 17 anos de idade, e irão discutir questões importantes para o seu desenvolvimento e reivindicar à gestão municipal.
De acordo com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, as secretarias envolvidas na iniciativa estão engajadas com a iniciativa e devem fomentar ações que gerem conhecimento e oportunidades.
“Tem uma filosofia que diz ‘o futuro do mundo é a criança e do adolescente’, mas fica só na Constituição e pouco se faz para este público. Se não tem uma base e um alicerce bem feito a casa cai. Nós vamos olhar, de fato, dando direito e deveres para eles, além de fortalecer as ações”, ressaltou.
Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a iniciativa é para dar o conhecimento e protagonismo aos adolescentes do NUCA-Teresina, inclusive, na própria gestão municipal.
“O Dr. Pessoa mostra que tem um olhar sensível aos adolescentes, como forma de dar oportunidades. Com o NUCA-Teresina, estes adolescentes integrantes devem ser protagonistas do processo. Desde as escolhas das atividades, temáticas e até ao apresentar suas próprias necessidades. A logomarca do NUCA-Teresina, por exemplo, foi feita por um dos adolescentes, escolhida por meio de votação on-line”, pontuou.
Para André Santos, gerente de Direitos Humanos, o engajamento dos adolescentes no Selo Unicef ajuda a melhorar o atendimento nos serviços da Prefeitura para o público infanto-juvenil.
“O Selo é muito importante porque a gente vai ouvir as crianças e adolescentes do nosso município e são eles quem vai fazer a avaliação de como está a gestão. Nestes quatros anos de gestão, nós teremos o empenho destes jovens cadastrados no NUCA-Teresina e eles farão uma fiscalização e acompanhamento dos serviços. Nada melhor do que eles para dizer quais os problemas que o nosso município enfrenta e daí, melhorarmos ainda mais o atendimento a este público”, pontuou.
Fonte: Semcom