A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), firmou uma parceira com o Núcleo de Prática Jurídica da faculdade FATEPI/FAESPI. O ato foi registrado nesta segunda-feira (28).
Na primeira atividade, foi desenvolvida uma roda de conversa sobre Direito da Mulher, com as mulheres atendidas pelo Serviço de Atendimento às Mulheres e suas Crianças, Florescer da zona Norte, além da entrega de Cestas Básicas e Kits Higiênicos.
“Essa parceria é importante. Ao tempo em que faz uma ação social, também promove a dignidade dessas mulheres, atendendo questões jurídicas que podem garantir seus direitos enquanto mulheres, mães e cidadãs”, frisa a secretária da SMPM, Karla Berger.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da FATEPI/FAESPI, Nathan Pinheiro, a faculdade iniciou essa ação durante a pandemia, quando problemas nas comunidades foram potencializados. Assim, foi feita uma seleção de alunos para atenderem voluntariamente as demandas jurídicas de algumas regiões de Teresina, e o serviço Florescer Norte, foi um dos escolhidos para desenvolver essa atividade.
“A gente compreendeu a dinâmica do Florescer nesse papel de atrair as mulheres e suas demandas. Dessa forma, a gente soma esforços para as políticas públicas implantadas e dar continuidade para a garantia de direito dessas mulheres”, disse o coordenador.
Ivoneide Rodrigues, uma das mulheres que fazem parte do Florescer Norte há quatro anos, declarou que a atividade veio a acrescentar com o que já ocorre dentro do serviço.
“A gente nunca tinha tido a oportunidade de estar aqui tendo essa conversa. É uma forma de ficar por dentro das coisas, e como mulher, mudar a nossa vida. Eu mesmo tenho uma ação de paternidade que está tramitando na justiça há 20 anos, e vou a partir de agora procurar essa assessoria para sabe como devo proceder”, finaliza Ivoneide.
A secretária da SMPM, Karla Berger, enxerga na parceria uma forma de garantir os direitos das mulheres atendidas pelos serviços e mobilizar uma integração dos setores públicos e privados.
Fonte: Semcom