DestaquesGeralLocalPolítica

Prefeitura de Teresina empossa membros da Comissão Municipal no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) deu posse na manhã desta segunda-feira, (12), no auditório, aos membros da Comissão Municipal Intersetorial de Ações Estratégicas ao Enfrentamento do Trabalho Infantil, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A nova gestão da Comissão atuará no biênio de 2023-2025 e contará com 21 membros, titulares e suplentes, de secretarias municipais, organizações da sociedade civil e conselhos tutelares e de direito.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a principal forma de prevenção e enfrentamento do trabalho infantil tem sido o atendimento nos centros de convivência e fortalecimento de vínculos.

“Hoje, a gente dá este salto! Vamos focar mais ainda nestas ações de combate ao trabalho infantil. Na gestão do Dr. Pessoa, foi dobrada o número de Agentes de Proteção Social (APS) e a ampliação de mais dois conselhos tutelares atuando na cidade, com a perspectiva de mais um novo conselho, que deve chegar a um total de oito conselhos tutelares. A Comissão Municipal, que tomou posse, terá um grande papel de intersetorizar as políticas, como a de assistência, saúde, educação, qualificação profissional, trabalhando com um único objetivo, que é erradicar o trabalho infantil”, ressaltou.

Segundo Ricardo Oliveira, presidente da Comissão Municipal Intersetorial de Ações Estratégicas ao Enfrentamento do Trabalho Infantil, um das principais metas é fazer o levantamento de dados, que se aproximam mais ainda da realidade.

“A Comissão Municipal terá como objetivos promover atividades, que já estão planejadas, como: fóruns, seminários, monitoramentos, otimizar a questão da notificação e identificação do atendimento e do acompanhamento dessa demanda. Trabalhar com demandas mais específicas, como: o trabalho infantil no aterro sanitário e com os venezuelanos nos sinais, são alguns de nossos focos”, destacou.

Centro de Convivência gera oportunidades

Os Centros de Convivência, referenciados pelos CRAS, são serviços que visam fortalecer vínculos de crianças, adolescentes e idosos, com a comunidade e a própria família. Foi este serviço que possibilitou James Marcos, vítima de trabalho infantil, a ter novas oportunidades de vida. Atualmente, James Marcos tem 17 anos de idade e é Jovem Aprendiz da Caixa Econômica. Ele conta que teve que trabalhar na infância como lavador de carros na Avenida Maranhão para ajudar no sustento da família.

“O Centro de Convivência me ajudou bastante, se não fosse ele estaria perdido no mundo. Como moro em periferia, se eu não tivesse conhecido o Centro de Convivência e se ele não tivesse me regatado, eu acho que estaria vendendo drogas, provavelmente, ou estaria na prostituição e lavando carros. Não aproveitei muito minha infância, pois minha mãe sofreu um AVC e eu senti a necessidade de trabalhar para ajudar a sustentar a casa. Por ter uma irmã mais nova, me senti na responsabilidade de cuidar da casa”, destacou.

Fonte: Semcaspi

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo