A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), informa que dobrou o número de atendimentos ofertados para a população em situação de rua no primeiro bimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 8.126 atendimentos, já em 2023, este número chegou a 3.506.
Os serviços ofertados para este público acontecem no Centro de Valorização para a População em Situação de Rua, localizado na Rua Clodoaldo Freitas, Centro de Teresina e são: Centro Pop; abrigo temporário Casa do Caminho; abordagem social do SEAS; três refeições diárias e encaminhamentos para o Restaurante Popular de Teresina.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, este aumento no número de atendimentos acontece de forma crescente por conta da melhoria na oferta e da adesão do público-alvo.
“Os serviços de assistência social, para atingir o seu objetivo, necessitam que o público-alvo faça a adesão do serviço, se sinta sensibilizado em aceitar o atendimento. No caso da população em situação de rua, temos melhorado e ampliado esses serviços e chegando por meio de Busca Ativa nestas pessoas, encaminhando para a rede de apoio”, explica.
Allan Cavalcante comenta que a novidade no serviço foi a oferta das três refeições diárias pelo Centro Pop e tem conseguido a adesão da população em situação de rua.
“Era uma demanda deste público. Antes, aqueles que não tinham interesse em ser acolhidos na Casa do Caminho eram encaminhados para o almoço no Restaurante Popular. Agora, esse público não acolhido no abrigo também tem direito a três refeições diárias, café da manhã, almoço e janta, em momentos diferenciados dos acolhidos na unidade”, ressaltou.
ACOLHIMENTO
O abrigo temporário Casa do Caminho tem capacidade de acolher 70 pessoas em situação de rua e registrou um aumento considerável na adesão do serviço. No primeiro bimestre deste ano, a Casa do Caminho registrou 158 acolhimentos. Este número é superior ao número registrado no mesmo período do ano passado, em que foram contabilizados 84 acolhimentos.
A Casa do Caminho oferece acolhimento temporário de até 90 dias, o que corresponde a três meses consecutivos, podendo ser estendido.
Fonte: Semcaspi