A Prefeitura de Teresina, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), oferece serviço psicológico de forma gratuita para as comunidades escolares de Teresina, através da Divisão de Assistência ao Educando (DAE), setor da Gerência de Assistência ao Educando (GAE). Atualmente, além de serviços ofertados na sede da Secretaria, no bairro Centro, são disponibilizados 11 Núcleos de Assistência ao Educando (NAE) distribuídos em diferentes zonas da capital.
Os serviços ofertados pretendem trabalhar aspectos cognitivos, emocionais, sociais e comportamentais dos estudantes da Rede Semec, a fim de solucionar questões pessoais que possam interferir no rendimento escolar e permanência do estudante nos ciclos educacionais. O público-alvo são alunos, pais e responsáveis legais, professores, gestores e funcionários diversos do ambiente escolar.
A gerente de Assistência ao Educando da Semec, Keyla Cardoso, aponta que o serviço de psicologia é essencial para garantir o bem-estar dos estudantes da Rede, que conta com cerca de 92 mil estudantes. “Essas ações abordam questões como ansiedade, depressão, baixa autoestima, ressaltando que são atendidas todas as pessoas responsáveis pela escola. Nossos profissionais desempenham um papel cada vez mais importante, uma preocupação constante da Secretaria é o cuidado com a saúde mental dos seus profissionais e estudantes”, enfatiza.
As metodologias trabalhadas pelos psicólogos da Semec contam com escuta psicológica para acolhimento individual ou coletivo e estudo das demandas da comunidade escolar; encontros em grupo para discussão de temáticas pertinentes ao contexto educacional; formação continuada, planejamento de ações e trabalho de melhoria das relações interpessoais com a equipe pedagógica; acompanhamento do processo de ensino junto a pais e professores; e a identificação e encaminhamento de casos complexos para atendimento especializado (neuropediatra, psiquiatria infantil, terapia ocupacional).
A psicóloga Amanda Sousa atende a estudantes da Rede no NAE da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Pereira da Silva, zona Sul de Teresina. Destaca as ações do setor de psicologia da Semec como importantes para o desenvolvimento da saúde mental das comunidades escolares. “Na escola temos muito a contribuir, desde o planejamento com docentes e a equipe de pedagogia, as atividades com os educandos, construção e valorização das habilidades sociais e emocionais, prevenção do adoecimento emocional, combate ao bullying, orientações para as famílias e encaminhamentos para a rede intersetorial do município”, afirma.
Os principais projetos da área da psicologia da Semec são: Projeto Laço Amarelo, destinado a promoção da saúde mental; Projeto Fortalecendo Laços; e o Protocolo Quem Ama Cuida, com orientações para gestores sobre ações de prevenção ao bullying e violência, dentre outras situações de conflito. As ações são execuções à Lei Federal Nº 13.935, de dezembro de 2023, que dispõe da oferta de Serviço Social e Psicologia na Rede Pública de Educação Básica.
Fonte: Semec