A Prefeitura de Teresina inicia na próxima segunda-feira (2), a partir das 8h30, no bairro Monte Verde, zona Norte, a operação conjunta de combate à dengue, zika e chikungunya.
A ação será realizada em regime de mutirão, com a participação de cerca de 300 pessoas entre agentes de saúde, reeducando com acompanhamento da Secretaria de Justiça do Piauí, agentes de limpeza e Exército brasileiro. A operação vai ocorrer de acordo com o mapa sanitário do Centro de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Segundo Paulo Marques, da Gerência de Zoonoses, o órgão conta com um contingente de 235 agentes de combate a endemias que já fazem visitas às residências e aos prédios públicos. “Nessa operação, vamos continuar fazendo esse serviço e ainda ganhamos ajuda importante de militares do Exército para que o trabalho seja executado mais rapidamente. O importante é diminuirmos o número de mosquitos que estão contaminando as pessoas com o vírus da dengue, chikungunya e zika”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Edmilson Ferreira, reforçou a a importância da força-tarefa que tem como finalidade barrar a proliferação da dengue.
“A operação inicia com as SAADs (Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas), atuando com o CTA, que é a limpeza, o pessoal da saúde fazendo o fumacê onde tem que ser feito. A limpeza é fundamental para o combate ao mosquito e está sendo realizada em toda a cidade. Estamos contando com apoio dos reeducandos, Exército; os agentes de saúde já estão realizando as visitas em todos os ambientes onde estão os focos que precisam ser eliminados”, ressaltou o secretário. Durante a operação, será feita divulgação com carros de som.
A operação contará com representantes da Semduh, SAADs, Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano), Sema (Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos), Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Secretária de Justiça do Estado e Exército, além do CTA (Consórcio Teresina Ambiental) com 1800 pessoas envolvidas.
Reeducandos do Sistema Prisional começam a atuar na 2ª feira
A Prefeitura de Teresina inicia, nesta segunda-feira (2), o trabalho dos reeducandos do Sistema Prisional na Operação de Combate à Dengue.
Os reeducandos atuarão na limpeza das escolas e creches municipais, com Equipamento de Proteção Individual (EPI), ferramentas, alimentação, água e transporte fornecidos pela Prefeitura de Teresina.
O coordenador da Operação, secretário Edmilson Ferreira, frisa que os reeducandos não entrarão nas residências, pois essa parte do trabalho será realizada pelos agentes do Centro de Zoonoses e pelo Exército.
“Ressaltamos que essa é uma ação integrada, inédita, pensada para combater o mosquito de forma efetiva. Estamos usando todas as armas possíveis, como determinou o prefeito Doutor Pessoa”, declara o secretário Edmilson Ferreira, coordenador da Operação.
Uma coletiva de imprensa será marcada na segunda-feira, ao meio-dia, para que o gestor explique o cronograma de cada grupo envolvido na Operação. “No primeiro momento, vamos organizar as equipes, entregar os EPIs e as ferramentas, passar as informações necessárias. Depois eles vão começar o trabalho e aí, sim, vamos mostrar como será tudo. Estamos fazendo os ajustes necessários para que essa Operação aconteça da forma mais eficaz e pedimos um pouco de paciência da população e da imprensa nesse sentido”, finaliza o secretário.
Fonte: Semcom