Prefeitura de Caxias recebe visita técnica do Ministério da Saúde, OPAS, CONASS e hospitais Beneficência Portuguesa e Albert Einstein
Na terça-feira (19), equipes do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e dos hospitais Beneficência Portuguesa e Albert Einstein realizaram visita técnica para conhecer as ações desenvolvidas no âmbito da Planificação em Saúde Mental em Caxias.
Na ocasião também acompanharam os processos de planificação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Trezidela. Lívia Paiva, referência técnica da Planificação em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, falou sobre os pontos apresentados. “Nós apresentamos um panorama da etapa 1 de 2022 a etapa 4, onde mostramos os avanços que tivemos na Atenção Primária, como: melhorar o acesso, acolhimento, capacitação para os profissionais se sentirem mais seguros e autonomia do cuidado voltado aos transtornos em saúde mental. Foi um momento enriquecedor”, disse.
“Em Caxias, a Rede de Atenção Psicossocial, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, é uma realidade e a nossa intenção é de ampliar nossos serviços com Ambulatórios Especializados expandindo para nossa Atenção Primária à Saúde”, disse Mônica Gomes, Secretária Municipal de Saúde.
A assessora do departamento de Saúde Mental, Álcool e Outra Drogas do Ministério da Saúde, Márcia Oliveira, ressaltou que Caxias é um exemplo para todo país. “Fiquei muito encantada com o que eu pude ver e escutar em relação ao PlanificaSUS aqui na Região de Caxias. Agora vamos poder verificar de perto, dentro da UBS, a realização e a implementação da saúde mental aqui em Caxias, e isso está sendo de muita importância e valioso para todo o Brasil”, destacou.
Alzira Guimarães, assessora técnica do Hospital Beneficência Portuguesa, falou sobre a evolução de Caxias na Planificação. “Eu já venho acompanhando a planificação na Região de Caxias desde 2016, e o que a gente vem observando é uma evolução cada vez maior da organização de serviços. O que viemos hoje foi a integração da rede de cuidados de saúde mental dentro da Atenção Primária à Saúde, fazendo com que ela possa desempenhar o seu papel de organizadora da Rede de Atenção”, frisou.
O Prefeito Fábio Gentil, participou do momento e destacou a importância da Planificação. “Caxias continua desenvolvendo um grande trabalho, fazer saúde pública não é fácil, pois envolve um grande processo desde a Atenção Primária até a Média e Alta Complexidade. Trabalhamos aqui e conversamos com todos eles, onde relataram peças importantes a Caxias como a questão da Planificação, que nosso município exporta a mesma para as demais cidades e o Maranhão exporta para os estados através do município de Caxias”, finalizou.
Os profissionais também visitaram a estrutura do CEAMI, que também pratica a Planificação e é uma referência para diversos estados brasileiros.
Fonte: Prefeitura de Caxias