Prefeitura de Caxias leva Caravana da Cidadania ao Residencial Vila Paraíso
Nesse sábado (2), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com a União de Moradores do Residencial Vila Paraíso (UMORVIP) realizou mais uma edição da Caravana da Cidadania, na Escola Ezíquio Barros Filho, no Residencial Vila Paraíso, vários serviços foram ofertados.
“Em virtude do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Paraíso não ser tão próximo, atendemos prontamente o convite. Vamos estar realizando de maneira programada os serviços aqui no Residencial”, diz Libbya Cantanhede, coordenadora da Proteção Social Básica.
Dentre os atendimentos oferecidos à população, estiveram: atendimento psicossocial e nutricional, consultas médicas, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, beleza, equipes do Programa Auxílio Brasil (PAB), benefício de prestação continuada (BPC), CadÚnico, aulas de aeróbica e brincadeiras socioeducativas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
“Nós fazemos as orientações básicas em relação à alimentação. A gente encaminha para o CRAS da comunidade de referência, se for um caso que mereça mais cuidados, fazemos o encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde (UBS), dentre outros”, disse Carmem Maria, nutricionista.
“Sabemos que a locomoção é muito distante para o Centro. Nós temos assistente social, orientações jurídicas, nutricionista, atualização do PAB, Núcleo de Saúde Multiprofissional e testes rápidos de covid-19”, frisa Maciane Pereira, assistente social.
“Nosso Programa é o Centro de Convivência primeira Infância. A ideia é fazer com que a criança conheça o lúdico por meio da brincadeira. Através da pintura e do desenho elas têm um caráter pedagógico e desenvolvem habilidades”, frisa Luzinete da Silva, Orientadora Social, integrante do Centro de Convivência Salobro.
“O programa está presente em todos os CRAS, atende crianças de 2 a 6 anos e de 7 a 17 anos. A ideia é promover a socialização, aproximar a família e fortalecer os vínculos. Quando tem Caravanas, as orientadoras sociais ficam com os filhos enquanto as mães recebem atendimento”, lembra Aline Raynara, coordenadora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Primeira Infância.
“Foi uma solicitação da UMORVIP, para que a população pudesse acessar esses serviços através da Caravana da Cidadania. Houve bastante atendimento e estamos aguardando mais um pouco”, explica Vera Ilde, presidente da UMORVIP.
As ações da Caravana Social são levadas tanto para a zona rural, quanto para os bairros mais carentes da zona urbana, e tem como objetivo oferecer os serviços socioassistenciais aos aos moradores das comunidades mais carentes de Caxias (MA).
Fonte: PMC