Prefeitura de Caxias e IFMA realizam aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual
A aula inaugural do Curso de Microempreendedor Individual teve início no Memorial da Balaiada. O curso aberto à comunidade é gratuito e fruto de uma parceria entre o Instituto Federal do Maranhão e a Prefeitura de Caxias (MA), por meio das Secretarias Municipais de Industria, Tecnologia e Comércio e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
“Nós já capacitamos mais de 400 pessoas e o propósito desse curso é fazer com que os alunos despertem suas capacidades empreendedoras. Para você chegar na formalização, você tem que entender sobre a modelagem, marketing, educação financeira e MEI“, disse Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva da SMADS.
“Essa parceria nasce com a descoberta do IFMA e a Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio se sente muito feliz em preparar MEI que é responsável pela receita do estado e do Brasil. Esse é o resultado de várias mãos, eles vão saber onde estão os investimentos, as leis, e essa abertura do IFMA com a Prefeitura tem muito atrazer para os caxienses“, disse Tino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio.
O curso está sendo ofertado na linha Qualifica Mais Progredir do Governo Federal, e visa desenvolver novas habilidades nos participantes, habilidades empreendedoras que vão impulsionar suas atividades, e claro, gerar mais renda.
“Nós estamos felizes com a oferta e quantidade de matrículas. A gente acredita que as pessoas vão se qualificar e gera mais resultados para o município. A Prefeitura de Caxias entrou com o local e os demais profissionais estão dando sua parcela de contribuição para atuar conosco. O curso é na linha do Qualifica Mais Progredir e esta é a última turma do ano de Microempreendedor do ano“, frisa Luis Morais, servidor do IFMA
“Sairmos do IFMA e vir para a cidade deu muito resultado. Nós estamos fazendo nossa parte que é qualificar as pessoas. O IFMA está fazendo parte dessa qualificação junto com o setor público. Então, nós precisamos avançar na qualificação em Caxias. É importante ver que nossos alunos estão conseguindo aprender e criando até mesmo os seus negócios“, disse João da Paixão, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).
O curso tem 160 horas e será desenvolvido no Memorial da Balaiada durante a semana para facilitar o deslocamento dos 40 inscritos. Para quem vai participar, o curso é importante, porque as chances de tornar seus empreendimentos maiores é a principal motivação. Para quem ainda não iniciou atividades próprias, também podem criar uma nova renda ao final do curso.
“A gente sabe, que embora a gente faça um bom trabalho, mas temos ainda uma dificuldade em vender. Mas acredito que o curso pode ajudar“, disse Aldeneide Bandeira, artesã.
“É uma oportunidade única e a gente precisa se atualizar no mercado sobre o mundo empreendedor. A gente sabe que na parte da venda pode melhorar, a gente precisa se profissionalizar e as tendências de mercado são muito importantes“, lembra Neta Pinheiro, artesã.
Fonte: Prefeitura de Caxias