O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), esteve com o secretariado municipal, neste sábado (4), para discutir os danos provocados pela chuva na sexta-feira (3) e alinhar com os demais gestores as ações preventivas. O encontro aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Teresina.
Entre os encaminhamentos, os gestores vão agilizar a limpeza urbana, em especial nos locais próximos dos bueiros e das galerias. Na zona rural, mutirões de limpeza já estão programados para os próximos dias. Conforme Silvio, a meta é deixar a cidade limpa até o final de janeiro.
Outra discussão foi a sinalização de trânsito durante e após as chuvas. O superintendente municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Carlos Daniel, pontuou 70 ocorrências de sinais desligados por falta de energia; as ações serão alinhadas com a Equatorial Piauí.
Durante a reunião, o prefeito Silvio Mendes ressaltou a necessidade de assistência rápida aos grupos vulneráveis, como as pessoas em situação de rua que, muitas vezes, não possuem lugar apropriado para se proteger durante a chuva.
“Analisamos os danos da chuva de ontem, mais do que a chuva, a ventania. Os estragos foram feitos e tivemos um diagnóstico feito pelos bombeiros, pela Equatorial, pelas SDUs, pela SDR. Então, todos estão atualizados; formamos um grupo para trabalhar. Se você somar o esforço da Equatorial, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Teresina, com certeza vamos estar preparados para o que vier pela frente. E também, sem esquecer, das pessoas mais fragilizadas. Ontem, cerca de 20 pessoas foram acolhidas pela Secretaria de Ação Social”, disse o prefeito.
Além do secretariado, estiveram presentes os representantes do Corpo de Bombeiros e da Equatorial Piauí. Eles citaram que parte das ocorrências decorreu da forte ventania, como quedas de árvores que obstruíram avenidas e atingiram a fiação elétrica.
O superintendente de Desenvolvimento Urbano – Norte, Alan Brandão, comentou que as equipes estiveram nas ruas da região durante e após a chuva para traçar um plano estratégico de prevenção.
“Os primeiros passos, como doutor Silvio tem dito para gente, é ver a questão da limpeza pública; identificar os pontos de alagamentos e inundações que são comuns na zona norte de Teresina. Ontem, com a chuva, tivemos alguns transtornos, mas prontamente a equipe atendeu à demanda e recolheu galhos e árvores.”
Já o coronel Nunes, secretário de Defesa Civil, acompanhou algumas ações de corte e recolhimento das árvores, como na Avenida Centenário, na zona Norte de Teresina. Nunes pede que a população colabore com a gestão municipal nas ações preventivas. “A gente trabalha com prevenção e orienta à população que ajude os órgãos: se uma árvore oferece danos, que providencie o corte”.
Fonte: Redação Semcom