O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu, nesta terça-feira, 30, uma comitiva com o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o cônsul geral em Curitiba, Keiji Hamada. A visita de cortesia aconteceu no Salão Nobre, do Palácio da Cidade e foram discutidos novas parcerias para o fortalecimento das relações diplomáticas na área da Educação, Cultura e Economia.
Dr. Pessoa destacou a importância da comunidade japonesa para o desenvolvimento da cidade.
“Aproveitamos para aprofundar temas, abordando pontos concretos e específicos que possam favorecer parcerias de cunho econômico, turístico e cultural e apresentar um pouco dos projetos desenvolvidos pela nossa gestão. O embaixador fez o pedido para juntos promovermos a realização da Semana Cultural Japonesa. Foi um diálogo bem proveitoso na nossa avaliação, mas especificamente para a parte do conhecimento, pois a nossa rede municipal é referência em qualidade de ensino, no cenário nacional”, disse o prefeito.
Na oportunidade, o secretário executivo de Planejamento Estratégico, Gestão e Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), Jivago Gonçalves, apresentou alguns projetos executados pela administração municipal. O coordenador da Agenda 2030, Leonardo Madeira, fez uma breve explanação sobre o plano de ação e estratégias que servem de guia para a melhoria na infraestrutura da cidade e na qualidade de vida dos teresinenses.
Ao final da visita, o prefeito Dr. Pessoa presenteou o embaixador Teiji Hayashi com uma peça artesanal de argila, fruto da produção de artefatos cerâmicos, que representa muito da história Teresinense. O prefeito também foi presenteado e recebeu o convite para conhecer o Japão estreitamento de relações.
Também participaram: Satoshi Morita, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém; Takeya Eiji, segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil; Akiko Sasaki, assessora do Consulado do Japão em Belém, secretário executivo de Governo, Michel Saldanha, secretário de Comunicação, Thesco Silva e secretário Imediato do prefeito, Lucas Pereira.
Além da visita no Palácio da Cidade, o embaixador conheceu o Centro de Formação Odilon Nunes.
Fonte: Redação Semcom