O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, nesta terça-feira, 18, no Palácio da Cidade, da primeira reunião do grupo de trabalho que vai tratar sobre a implantação do projeto Teresina Cidades Irmãs, um intercâmbio entre a capital piauiense e a cidade de Nápoles, na Itália. Esta é a primeira vez que a capital piauiense estabelece uma parceria internacional. A escolha da cidade de Nápoles se dá pelo fato da imperatriz Teresa Cristina, que deu nome à Teresina, ter nascido lá.
O prefeito Dr. Pessoa ressalta a felicidade de poder estar à frente do projeto. “O projeto já chegou maduro e será apenas ajustado. Vamos usar esse intercâmbio cultural, esportivo, de produção que veio na hora certa, trazido pelas pessoas certas, intelectuais, e que, com certeza, trará muitos benefícios para a nossa capital”, disse.
A ideia do projeto partiu de um grupo de intelectuais, liderado pelo médico Luís Ayrton Santos. “Conversei com o prefeito sobre a ideia e ele abraçou no primeiro instante, de forma muito alegre, e começamos as tratativas, que inicia com o decreto que ele assinou hoje. Será desenvolvido um trabalho para que Teresina seja uma cidade irmã de Nápoles e, em consequência disso, possamos ter intercâmbio cultural, esportivo, médico, enfim, em todas as áreas com a estrutura de uma cidade europeia”, disse o secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa.
O idealizador do projeto, médico Luís Ayrton Santos, disse que a ideia partiu do fato da cidade de Nápoles ser o berço da imperatriz, que deu nome à capital e precisamos manter vínculos mais próximos. “A cidade de Nápoles é milenar, com uma história interessantíssima, com muitas experiências a serem trocadas com o esporte, a cultura com a nossa cidade e hoje começamos um namoro para poder firmar essa parceria e trocar experiências para fortalecer as relações entre ambas”, afirma.
Fonte: Redação Semcom