No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, data de grande relevância para a Educação no Brasil, e, de maneira especial, para Teresina. A Prefeitura presta homenagem e destaca o papel essencial desempenhado por esses profissionais. Essa valorização vai além do fato da remuneração. Ela se manifesta por meio de diversas iniciativas voltadas para o constante aprimoramento dos docentes, incluindo programas de formação contínua e valorização, dentre elas: a promoção e progressão na carreira.
“O Dia do Professor é mais uma oportunidade para celebrar o árduo trabalho, a dedicação e o comprometimento dos nossos educadores. Eles desempenham um papel fundamental na construção do futuro da nossa sociedade, moldando mentes, inspirando gerações e promovendo o conhecimento”, afirma o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso.
O professor é um dos poucos profissionais que, desde a infância, adentra o ambiente escolar como aluno e continua a sua jornada na sala de aula. Isso ocorre porque a profissão de professor vai muito além de ser apenas um elo em um plano de carreira. Ela é uma vocação, uma escolha de permanecer eternamente comprometido com a sala de aula.
“Na gestão do Dr. Pessoa, alcançamos as progressões, mudanças de níveis, gratificações e auxílio alimentação. Além destas conquistas, um total de 201 professores passaram a ter seu direito garantido do Tempo Integral Definitivo (TID)”, enfatiza o secretário.
Antes, um professor iniciava a carreira no município de Teresina com uma remuneração básica de R$ 4.267,93. Atualmente, este valor é de R$ 6.543,27, um reajuste de 34,77%. As progressões, mudanças de níveis e a TID são conquistas que os professores levaram mais de dez anos junto à Prefeitura de Teresina para receber. Uma conquista reconhecida pelo prefeito Dr. Pessoa, que acredita que a Educação é algo primordial na formação humana.
A Educação de Teresina valoriza toda a comunidade escolar, bem como as famílias que acreditam na boa educação que seus filhos recebem nas 321 unidades de ensino da capital. É com apoio das famílias que todos os docentes alcançam destaque e reconhecimento. Prova disso é a conquista de mais um marco histórico para a capital. Recentemente, o Estado do Piauí foi agraciado com o Selo da Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO), um reconhecimento concedido a escolas que demonstram um compromisso excepcional com os princípios da educação para a paz, a cidadania global, a diversidade cultural e a sustentabilidade. Das 16 escolas no Piauí reconhecidas, 14 são da Rede Municipal e as outras duas são particulares.
A professora Marinalva de Sousa, diretora da Escola Municipal Mário Faustino, uma das honradas com o Selo Unesco, compartilhou sua perspectiva sobre o significado de ser professor: “Ser professor é uma missão desafiadora de proporções significativas e gostaria de reforçar a relevância desse profissional a quem as famílias e a sociedade confiam a educação de seus filhos queridos. É um esforço coletivo que molda uma escola de sucesso”, finalizou.
“Um trabalho feito com muito carinho e profissionalismo de toda a nossa categoria. Mas, devo ressaltar a dedicação diária do secretário, professor Nouga Cardoso. e sua equipe. Ele está sempre presente nas unidades, buscando acompanhar nosso trabalho e resolver os problemas. Não é nada fácil, mas sua dedicação é visível. Quanto às conquistas, agradeço e sei que podemos alcançar sempre o melhor para os professores”, espera a professora Marquila Ferreira, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ladeira do Uruguai.
A Semec irá homenagear os professores em destaque na Educação no próximo mês de novembro, com um prêmio em diversas categorias, entre professores, pedagogos e coordenadores.
Fonte: Semcom