A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (Seplag), vinculada a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Semplan), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta quinta-feira (22), visitas estratégicas a pontos que fazem parte da rota de espaços que atendem diretamente a primeira infância da capital.
As visitas foram feitas a parques abertos de Teresina e fazem da etapa “Escuta das “Crianças”, a última da elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância. A Seplag é responsável pelo planejamento e acompanhamento da Política de Primeira Infância em Teresina na abrangência do Programa Urban95. “Em outubro, nós vamos entregar um plano atualizado, com perspectivas de desenvolvimento para os anos seguintes. Estamos apenas plantando a semente para que possamos estar com uma atuação voltada para esse público independente da gestão que está em vigência. Demos esse passo junto ao prefeito Dr Pessoa, que tem esse olhar social e está sendo uma execução muito bacana”, explica Kárita Allen, secretária executiva de planejamento e gestão.
O Plano de Ação está sendo finalizado e vai contribuir com as prioridades dessa parcela da população.”O intuito das visitas é ter uma percepção do ponto de vista das crianças que são o publico alvo do Plano Municipal da Primeira Infância. Procuramos entender a visão delas sobre as questões urbanisticas e de organização da cidade”, pontuou ainda a secretária executiva.
As pastas assinaram em Julho de 2022 um acordo de cooperação para desenvolvimento do projeto Alertas Primeira Infância onde as equipes se copmprometem com a implantação da “Plataforma Alertas Primeira Infância” e do projeto “Alertas Primeira Infância” no município. “A escuta das crianças foi pensada como uma maneira dessas crianças colaborarem com a elaboração desse plano que é voltado exclusivamente para elas e seus cuidadores’, complementa Karita Allen.
Alertas Primeira Infância
O projeto visa monitorar as políticas de atenção à primeira infância, com a intenção de reduzir o número de crianças fora das escolas e monitorar as que não constam nas listas de espera, bem como as que se encontram em situação de risco, sendo esse o público alvo do projeto “Alertas” definido pelo gestor municipal. Todas as informações relativas aos cidadãos, sejam elas em formato físico ou digital, são reguladas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei n°13.709/2018.
Urban95
A Urban95 é um programa que oferece suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância.
Integram a rede Urban95 Brasil 24 municípios. Em fase avançada de mobilização há: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP). E em fase de integração há: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI) e Uruçuca (BA).
Fonte: Semec