Na manhã desta segunda-feira (27), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Alessandro Dantas, recebeu das mãos do estudante Vincent Gabriel Amorim Liarte, concludente do sétimo período do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual (UESPI), um estudo de capacidade de carga de alguns atrativos turísticos de Teresina. O estudo foi realizado no cumprimento de 180 horas de estágio supervisionado.
A capacidade de carga de atrativos turísticos revela informações fundamentais para a gestão responsável do turismo na região. O estudo se concentrou em quatro locais de interesse: o Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada; o Parque Ambiental Encontro dos Rios; o Parque da Cidadania; e o Píer do Iate Clube Teresina.
“Cada um desses locais foi cuidadosamente avaliado e analisado quanto à sua capacidade de receber visitantes de forma sustentável”, disse o secretário Alessandro Dantas.
Foram empregados conceitos científicos preestabelecidos, como a capacidade de carga física e real, considerando, ainda, uma variedade de fatores, incluindo a área disponível, infraestrutura, gestão de visitantes e impactos socioambientais.
“Os resultados obtidos forneceram conclusões sobre a necessidade de equilibrar o fluxo de turistas, para preservar os atrativos naturais, a autenticidade cultural e a qualidade da experiência do visitante, a tornando cada vez melhor”, pontuou o estudante Gabriel Amorim.
O estudo traz ferramentas para que a SEMDEC possa trabalhar melhor o potencial de Teresina como destino turístico sustentável, e ressalta a importância de estratégias responsáveis para garantir um turismo de qualidade.
A capacidade média de ocupação simultânea dos espaços avaliados foram calculadas com base no método de Miguel Cifuentes (1992), com os seguintes resultados:
Mirante da Ponte Estaiada – 31 pessoas simultaneamente;
Espaço Ipê (estacionamento maior) – 4.200 pessoas simultaneamente;
Espaço Turismo (área da calçada) – 63 pessoas simultaneamente;
Espaço Poty (área da brita menor) – 200 pessoas simultaneamente;
Espaço Jandaia (área da brita maior) – 252 pessoas simultaneamente;
Espaço Pescador (Praça H. Dobal) – 929 pessoas simultaneamente;
Espaço Sol (Mezanino lado Norte) – 37 pessoas simultaneamente;
Parque Ambiental Encontro dos Rios – 4.359 pessoas simultaneamente;
Parque da Cidadania – 31.155 pessoas simultaneamente;
Pier do Iate Clube de Teresina – 370 pessoas simultaneamente.
Fonte: Semdec