O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou da implementação do projeto de arborização no canteiro central da avenida Padre Humberto Pietrogrande, na zona Sudeste da capital. A ação foi realizada nesta quinta-feira, 21 de setembro, dia que é comemorado o Dia da Árvore.
O projeto é idealizado pelo empresário Sílvio Leite e executado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em parceria com a Prefeitura de Teresina e diversos órgãos públicos, tais como OAB/PI, O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), entre outros.
Entre as mais de 150 espécies de árvores plantadas, estão ipês (toda a família: amarelo, rosa, branco, entre outros), flamboyants, caneleiros e oitis. E logo depois, será dado continuidade ao plantio de novas árvores ao longo da margem da avenida Padre Humberto Pietrogrante, entre as duas pontes Wall Ferraz e Anselmo Dias.
Segundo o prefeito Dr. Pessoa, desde 1960 que a Organização das Nações Unidas (ONU), promove conferências ambientais para chamar atenção do mundo, além disso, as árvores deixam a cidade mais bonita.
“Nós, como agentes políticos, precisamos dar proteção para nossa população e o melhoramento do meio ambiente é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente de todos os povos e um dever de todos os governos. Portanto, essa ação conjunta, é um chamamento do Tribunal da Justiça, da Prefeitura e outras entidades, para que atitudes como essa, possam acontecer de forma contínua. Teresina é bem arborizada, mas é preciso plantar mais árvores e distribuir melhor. Vamos embelezar ainda mais a cidade, com espécies adequadas à infraestrutura urbana”, enfatizou o prefeito
“Essas são as primeiras ações que estamos fazendo, será feito um trabalho de arborização para várias avenidas da nossa cidade. Parabenizo o juiz Dr. Luiz de Moura, pela iniciativa, foi uma bênção ajudar nesse projeto, estou muito feliz de participar como secretário de Meio Ambiente”, explicou Luís André. Ele detalhou ainda, que plantar árvores, ajuda bastante nas mudanças climáticas, porque diminuem em até três graus a temperatura do ambiente, permitem a drenagem da água da chuva, servem como filtros, pois capturam gás metano e gás carbônico, que são nocivos, e ajudam a fauna urbana.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, destacou que a sua gestão tem sido pautada no trabalho conjunto e em parcerias que têm viabilizado muitos projetos, como este, de suma importância para a cidade, no tocante ao reflorestamento e à sustentabilidade ambiental.
O Juiz Auxiliar da Presidência, Luiz de Moura, explicou que “esse projeto foi idealizado pelo publicitário Dr. Sílvio Leite foi acolhido e validado pelo Tribunal de Justiça do Piauí e objetiva transformar a Avenida Padre Humberto Pietrogrande, em frente ao novo Palácio da Justiça do Piauí, nos meses de agosto a dezembro, numa florada impactante, bonita, atraente dos Ipês, flamboyant, de forma a atrair turistas, a reduzir as altas temperaturas e ainda beneficiar o planeta, haja vista que as árvores absorvem o CO² e liberam Oxigênio, realizando a compensação ambiental, importante para evitar a redução da camada de ozônio que protege nosso planeta Terra dos raios ultravioletas do sol”.
Fonte: Redação Semcom