A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) participou nesta quinta-feira, (23), no auditório do Centro Pastoral Paulo IV, do IV Fórum de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência do Estado do Piauí para o Mercado de Trabalho. O evento contou com apoio de órgãos da iniciativa pública e de organizações não governamentais.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o órgão tem feito contribuições de inclusão social das pessoas com deficiência em vagas de emprego na capital.
“A gente, na Prefeitura de Teresina, tem que estar sempre de olhos abertos, vigilantes, para apoiar toda e qualquer iniciativa que seja para o bem comum, que seja para o usuário e para o público em geral. A Prefeitura está de parabéns por participar ativamente deste movimento, por meio do Programa Abrace Nós, que qualifica e inclui para o mercado de trabalho”, ressaltou.
Marco Oliveira, coordenador do Programa Levanta-te e Vem para o Meio, destaca a relevância de todas as instituições da sociedade somarem esforços pelos direitos das pessoas com deficiência.
“O fórum é um espaço de discussão, debate e trocas de experiência e estamos comemorando cinco anos de sua existência. Nos reunimos aqui justamente para discutir os desafios na inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho no estado do Piauí. É importante que todas as instituições públicas, privadas, as organizações da sociedade civil, somam força e esforços para estar garantindo e defender os direitos das pessoas com deficiência”, conta.
HUMANIDADE MAIS ACESSÍVEL
Para Maria José da Silva, massoterapeuta, que se tornou uma pessoa com deficiência, é cadeirante há 13 anos devido a uma queda no banheiro, a maior demanda que tem observado para as pessoas com deficiência é a necessidade da sensibilização de cada pessoa.
“A importância deste fórum é assimilar informações que podemos estar frente a frente debatendo com as representantes de órgãos que atuam diretamente com pessoas com deficiência. Além de nos informar, conseguimos empoderar outras que necessitam também deste conhecimento. O que precisa melhorar na nossa sociedade, ser uma pessoa mais amável com o outro. Não é só a cidade que precisa ser acessível, a humanidade também precisa estar acessível para poder trabalhar com as pessoas com deficiência, com qualquer tipo de deficiência”, garantiu.
Fonte: Semcaspi