O Piauí tem se destacado ao avançar rapidamente na execução de seu plano de gestão, alcançando 68% de progresso em apenas 18 meses. O desempenho é reflexo do comprometimento e eficiência na implementação das estratégias delineadas pelo governo estadual.
Como órgão central do Governo do Estado, a Secretaria do Planejamento (Seplan) tem buscado executar sua principal missão de acompanhamento da execução das ações governamentais por meio das reuniões de monitoramento realizadas com as demais secretarias do Estado.
Em 2023, a Seplan implementou o Modelo de Gestão Estadual Avançada (MGE), cujo objetivo é monitorar os 178 compromissos do Plano de Gestão pactuados pelo governador Rafael Fonteles. Os compromissos estão divididos por natureza, sendo eles: políticas públicas, gestão e serviços e obras, abrangendo 10 grupos de monitoramento compostos pelas secretarias responsáveis.
O MGE institui ciclos de reuniões em diversos níveis, permitindo a transmissão de informações desde a equipe técnica até a sociedade. A Seplan está encerrando o primeiro ciclo que é entre o governador e o secretariado e se prepara para iniciar o ciclo que envolverá as equipes técnicas da Seplan e das secretarias na análise de metas, indicadores e dados do plano de gestão 2023-2026.
O novo ciclo é mais focado e objetivo e as apresentações se concentram em dados quantitativos, com a Seplan definindo os indicadores essenciais para monitoramento futuro. O modelo fortalece a governança ao instituir reuniões internas e externas, coordenadas pela Seplan, que não apenas monitoram os compromissos, mas também apoiam os órgãos no alcance de suas metas.
Com uma visão abrangente do processo, a Seplan realiza articulações intersetoriais para resolver demandas e superar obstáculos, otimizando a gestão de tempo e recursos. A expectativa é avançar ainda mais no andamento do plano, reforçando a cultura de dados nas setoriais para a realização de políticas públicas sempre baseadas em evidências.
Fonte: Seplan