A Caravana Federativa é uma iniciativa criada para aproximar representantes de órgãos federais de gestores municipais e estaduais, a fim de facilitar a adesão das prefeituras aos programas ofertados pelo Governo Federal. A ação itinerante percorre diversos estados, na promoção da troca de experiências entre os técnicos. Nesta quinta-feira (20.06), foi a vez do projeto desembarcar em Teresina (PI), em sua 10ª edição.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou da solenidade que marcou a abertura do evento, no Centro de Convenções da capital piauiense. Na ocasião, falou sobre os esforços do Governo Federal em levar soluções para as pessoas, ao investir nos municípios com políticas de segurança alimentar, assistência social e desenvolvimento econômico. Além disso, destacou que a integração promovida pela Caravana Federativa expressa o fortalecimento da democracia no Brasil.
A democracia está em tudo que vivemos, e a Caravana Federativa é uma demonstração disso”
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
“A democracia está em tudo que vivemos, e a Caravana Federativa é uma demonstração disso. O Brasil quer desenvolvimento econômico integrado com o desenvolvimento social”, afirmou. “Nós somos hoje um país que cresce, porque o Governo Federal traça um plano que faz com que a verba chegue até os municípios. Isso só é possível com a integração entre as esferas. O que viveremos hoje e amanhã, certamente, marcará o processo democrático”, acrescentou Wellington Dias.
Nos corredores do Centro de Convenções de Teresina, estandes de ministérios e demais órgãos do Governo Federal estão distribuídos pela estrutura. Neles, servidores das diferentes pastas estão de prontidão para tirar dúvidas e prestar informações a gestores e técnicos dos municípios. No estande do MDS, representantes das secretarias desempenham essa função.
“A maior procura que recebemos é relacionada à equipagem do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), são informações sobre a estrutura de CRAS, CREAS. Também chegam pedidos de informações sobre a utilização de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social”, destacou o técnico da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Francisco Xavier, que realiza atendimentos.
Para a secretária de Assistência Social de Inhuma (PI), Socorro Leal, a proposta da Caravana Federativa tem capacidade de potencializar o trabalho desenvolvido no município. “Nós estamos aqui para buscar informações sobre os programas do Governo Federal, avaliando também que outros programas a gente pode levar para atender nossa comunidade do nosso município”, declarou a gestora.
Caravana Federativa
Com a presença de representantes dos ministérios e dos órgãos federais nos eventos das Caravanas Federativas, há uma celeridade na resolução de questões, dúvidas, repasse de recursos para os municípios e atendimentos nas diversas áreas, como assistência social, educação, saúde, habitação, infraestrutura, dentre outras.
Nesse sentido, a aproximação pretende levar mais esclarecimentos aos gestores municipais sobre o funcionamento de programas e ações do Governo Federal. A partir desse atendimento, a Caravana Federativa também facilita às prefeituras a adesão de programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.
No Piauí, a programação da Caravana Federativa segue até esta sexta-feira (21.06).
Assessoria de Comunicação – MDS – Imagem: Roberta Aline