Piauí + Ater: Famílias de Capitão de Campos e Cocal de Telha recebem treinamento de beneficiamento do Caju
A equipe de extensionistas da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) ministrou, de 21 a 23 de setembro, o curso Aproveitamento do Pedúnculo do Caju na Comunidade Santa Ana, município de Capitão de Campos, e também na Comunidade Linha, em Cocal de Telha. O treinamento faz parte de ações do Programa Piauí + Ater e do Mais Agroindústria Comunitária. Ao todo, 20 famílias foram assistidas na comunidade Santana e mais 15, na comunidade Linha.
“A cajucultura tem um grande potencial no nosso Estado e nós levamos para essa comunidade uma grande inovação, porque até então, esses agricultores faziam cajuína de forma de muito artesanal e isolada. Com a assistência e equipamentos que trouxemos, foi possível organizar essa produção e aumentar a oferta do produto, além de também permitir diversificação. Hoje, além da cajuína, elas também produzem doces, sucos, licores e outros”, explicou Geyson Moura, diretor de Pesquisa Agrícola na Sada.
“Para todos nós da comunidade, o trabalho feito pela Sada foi muito importante. Desde que começamos a ser acompanhadas pelos técnicos, a nossa produtividade melhorou demais. Aumentou a nossa capacidade de produção, e o nosso serviço é mais mecanizado. Conseguimos gerar mais renda para nossas casas e também ajudar a formar mais empregos para os moradores da região. E esses treinamentos que eles continuam fazendo ajudam a continuarmos aprendendo a fazer a manutenção da área produtiva e o manejo das máquinas e implementos”, disse Eroneide dos Santos, liderança comunitária de Santa Ana.
O projeto Piauí + Ater se propõe a dobrar o número de estabelecimentos que são atendidos com assistência técnica. “Nosso objetivo com o Programa Piauí + Ater é que 19.728 Unidades Familiares de Produção Agropecuária (UFPAs) recebam serviço de assistência técnica e extensão rural. A meta do programa é atender 60 mil agricultores familiares. Queremos chegar nos 224 municípios com esse serviço”, afirmou Fábio Abreu, secretário da Sada.
Fonte: Ascom Sada