A Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu, no Centro de Formação Odilon Nunes, a capacitação “Educação integral e escola de tempo integral: contextos e concepções”. Participaram pedagogos que atuam nas escolas municipais onde essa modalidade de ensino é implementada.
“O intuito dessa formação é alinhar um modelo de planejamento e trabalho para que se garanta a equidade em todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação onde vem sendo adotada a modalidade de tempo integral. Instituir o mesmo padrão em todas elas”, afirma o secretário executivo de Ensino da Semec, Kleytton dos Santos.
A Rede Municipal de Educação de Teresina conta hoje com 38 unidades de ensino, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de tempo integral e pretende aumentar este número. Nesta modalidade de ensino, além de terem uma jornada estendida, os alunos participam de atividades que complementam a carga horária, como aulas de xadrez, teatro, dança e outros conteúdos diferenciados.
O secretário Nouga Cardoso pontua: “Sabemos que o tempo integral amplia as possibilidades de vivências e permite uma formação mais completa. Os jovens saem mais preparados para as próximas etapas acadêmicas e o próprio mercado de trabalho. A Semec prepara estudos de viabilidade de adoção de novas escolas de tempo integral, especialmente na zona Rural de Teresina”.
Fonte: Semec