DestaquesGeralLocalPolítica

Patrulha Maria da Penha recebe viaturas Lilás para combater violência contra as mulheres

Nesta sexta-feira (10) a Secretária de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI), a Secretaria de Segurança Segurança (SSP) e a Secretária de Estado das Relações Sociais entregaram viaturas Lilás para a Patrulha Maria da Penha. O objetivo, além de ter uma identificação visual diferenciada, é que as mulheres vítimas de violência doméstica tenham um atendimento humanizado e eficaz. A entrega aconteceu no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí, em Teresina.

A Patrulha Maria da Penha consiste na realização de visitas periódicas, pela Polícia Militar, às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência do art. 22 e reprimir eventuais atos de violência.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou “essa é uma das estratégias do protocolo de combate à violência contra mulher. O agressor que não respeitar a campanha ‘Só se eu quiser…#NãoéNão’, que não respeitar o corpo feminino, que não respeitar a vontade feminina ele vai ser conduzido na viatura lilás por mulheres, é isso que a gente quer mostrar, que o homem tem o dever de respeitar a vontade da feminina, o direto das mulheres. Então a viatura lilás é dar visibilidade e mostrar que as mulheres tem sim, por parte do governo do Estado, o apoio na proteção à sua integridade”, afirmou o secretário.

“A importância das viaturas nessa coloração é porque buscaremos, de uma forma mais objetiva e mais direta, constranger o agressor para que ele se sinta envergonhado na presença da viatura lilás, na porta da residência dele, todas as pessoas vão saber que ali existe um agressor de mulheres”, ressaltou a Capitã Leoneide, Comandante da Patrulha Maria da Penha da PMPI.

A Diretora de Enfrentamento ao Feminicídio da SEMPI, Ana Cleide, pontua que a entrega das viaturas lilás faz parte do serviço de completo da rede visto que a Patrulha Maria da Penha tem a função de monitora as medidas protetivas garante a segurança da mulher.

Atualmente, a SEMPI coordena a campanha de carnaval “Só se eu quiser..#NãoéNão”, em parceria com a Secretaria de Segurança e as viaturas contribuirão para coibir a violência também durante o corso e carnaval.

Segundo um levantamento feito pela Rede de Observatórios de Segurança, em 2022 o Piauí registrou 75 casos de violência contra a mulher entre o mês de agosto de 2021 e janeiro de 2022. O número indica que, em média, a cada 72 horas, uma mulher é violentada no estado.

Para a secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes, ações como essa ajudarão no enfrentamento da violência contra a mulher.  “Acabamos de participar da entrega de três viaturas para a patrulha Maria da Penha, que vão atuar durante o corso de Teresina, que acontece neste sábado. Esperamos que as mulheres que forem participar do evento se sintam seguras, protegidas e com liberdade de ir e vir sem ser importunadas”. enfatizou a secretária.

A Comandante da Patrulha Maria da Penha da PMPI, a capitã Leoneide, afirma que quando a viatura passa nas ruas com uma cor lilás chama atenção e faz com que “mulheres busquem ajuda na rede de proteção”.

No Carnaval e sobretudo durante corso de Teresina, além das as viaturas Lilás, haverá a sala Lilás com a equipe da Rede de Atendimento as mulheres em situação de violência, será distribuído informativos com os canais de denúncia para as mulheres durante o corso e festas carnavalescas.

Fonte: SSP

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo