GeralLocalmanchetesMunicipiosPolítica

Parque eólico com capacidade para produzir mais de 300 MW vai gerar 3 mil empregos no Piauí

O Piauí tem despontado como um dos maiores geradores de energias renováveis do país. Nesta semana, mais um empreendimento recebeu autorização para iniciar o funcionamento, com a expedição da licença de operação (LO) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O parque eólico do Grupo Ventos de São Zacarias, no município de Simões, tem foco na responsabilidade socioambiental e econômica da região, com previsão de início entre 30 a 90 dias.

O parque eólico terá capacidade prevista de mais de 300 Megawatts, além da geração de 3 mil empregos, contribuindo para que o nome do estado continue ocupando posição de destaque dentro do cenário energético do Brasil. Para a execução e viabilidade ambiental, o empreendimento recebeu todo o suporte técnico da Semarh. A licença de operação concedida tem validade até 2028, podendo ser renovada.

O secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, destaca a atuação do Governo do Piauí, por meio da Semarh, para o incentivo e fomento de projetos de energia limpa e renovável no estado. “Somos um grande incentivador desse tipo de projetos, com a priorização da promoção do desenvolvimento sustentável aliado ao cuidado com o meio ambiente. Dessa forma, temos nos destacado cada vez mais, além da produção de energia limpa, também na geração de empregos”, ressalta o gestor.

WhatsApp+Image+2024-01-25+at+13.05.12+(10).jpeg
Foto: Ventos de São Zacarias

Licença de operação

Licença de operação (LO) é a certificação emitida pelo órgão ambiental que atesta o cumprimento às normas ambientais pelo empreendimento e sua execução. Ela quem autoriza a operação do empreendimento ou atividade, após a verificação do cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinantes para a operação.

A Licença de operação nº PI-LO.06859-0/2024 para o Parque Eólico Ventos de São Zacarias 02, localizado em Simões, foi emitida obedecendo todas as etapas previstas nas normas ambientais.

Fonte: Semarh

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo