GeralLocalmanchetesPolítica

Parque Ambiental Encontro dos Rios será totalmente reformado, afirma Dr. Pessoa

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa, após reunir-se com Luis André, Secretário Municipal de Meio Ambiente (Semam), na última sexta-feira (17), deu aval para seguir com o projeto de reforma  do Parque Ambiental Encontro dos Rios.

Para melhor detalhar o processo, Luis André convidou para a reunião com o prefeito o superintendente da Saad Norte, Welton Bandeira; o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Enio Portela; o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Semdec, Iran Felinto; e o gerente executivo da Semam, Claudinei Feitosa. Estiveram presentes também  Joana da Silva Cruz Souza e Maria do Socorro, duas veteranas permissionárias do parque da zona Norte, um dos principais e mais visitados pontos turísticos de Teresina e um dos sete parques da Prefeitura sob administração da Semam.

Atento às demandas, foi das comerciantes que Dr. Pessoa quis ouvir os pormenores da situação, que requer o reparo no teto de palha da estrutura central, onde estão as lanchonetes, a volta do parque infantil, que traz ainda mais público nos fins de semana, a reforma dos banheiros, uma vistoria geral na área, para nivelar partes do piso que possam oferecer risco aos visitantes, e mais segurança.

O prefeito Doutor Pessoa ouviu os pedidos e finalizou positivamente para a reforma.

“Ouvi o suficiente para dizer que está aprovada a reforma”, afirmou Dr. Pessoa.

O Secretário da Semam, Luis André, detalhou a importância da revitalização do Parque.

“A obra vai revitalizar o Parque Encontro dos Rios e certamente beneficiará a todos, pois estamos falando de um complexo ambiental, cultural e comercial. Quem visita o parque pode desfrutar das atrações que a Fundação Monsenhor Chaves programa para o local, consome nas lanchonetes, compra o artesanato, os doces típicos e ainda estende o passeio até o polo onde estão as lojas de artefatos cerâmicos. Todos ganham”, afirmou o gestor.

Semam em Ação

Em outro momento,  o secretário Luis André e gerente executivo da Semam, Claudinei Feitosa entregaram ao prefeito o relatório Semam em ação que detalha os projetos realizados pela gestão atual, que se iniciou em maio de 2022, até agora, e vislumbra o que está na pauta para o biênio 2023/2024.

A reforma da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que ocupa o casarão histórico no alto do Parque da Cidade, na zona Norte, e o início das obras dos Parques da Pigoita, Jacinta Andrade e Vale do Gavião estão entre os maiores desafios da gestão. “São obras grandes, mas estamos seguros, pois contamos com total apoio do prefeito. A ideia é entregar a reforma da sede e ao menos um dos Parques até 2024”, afirmou Luis André.

Outros destaques no relatório são a rotina da manutenção, implementos e melhorias dos parques da Prefeitura sob administração da Semam e a realização dos projetos do Núcleo de Educação Ambiental (NEA). São ações pontuais com visibilidade imediata junto aos teresinenses.

Entre os exemplos estão a EcoThe, primeira feira ambiental da Semam, realizada em junho do ano passado, e o I Simpósio Ambiental, em outro, ambos com edições programadas para 2023, as blitzen educacionais voltadas para a consciência ambiental e a distribuição de centenas de mudas em eventos dos mais variados estilos, ação que já virou marca registrada da Semam e visa tanto criar uma conexão da comunidade com a natureza a partir do cuidado com aquela planta quanto tornar Teresina mais verde, fresca e respirável.

O prefeito reafirmou o seu apoio no que precisar para melhorar a capital. “Tudo o que for bom para a cidade tem o nosso incentivo. Eu só peço agilidade e projetos”, concluiu Dr. Pessoa.

Fonte: Redação Semcom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo