A superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc), Viviane Moura, postou em rede social que o Governo Wellington Dias foi vítima pela demora da reforma do Centro de Convenções de Teresina. Nesta quinta-feira (26), o governador, acompanhado de auxiliares, visitou as obras de reforma que estão em andamento no local. De acordo com o cronograma, a inauguração está prevista para o dia 12 de março de 2022. Até outubro deste ano, será entregue a primeira etapa da obra com o restaurante pronto.
A reforma do Centro de Convenções teve início no fim de 2008 e foi paralisada diversas vezes, nos últimos 12 anos. A primeira paralisação ocorreu em 2009, por determinação do Tribunal de Contas da União, que afirmara em um relatório ter encontrado “possíveis falhas envolvendo ausência de planilha orçamentária para serviços de instalações, que representam mais de 30% do valor das obras, e preços superiores ao orçamento”.
Paulatinamente, o governo foi vencendo todos esses entraves, que também eram protagonizados por empreiteiras, exigindo sempre revisão de contratos.
Atualmente, 54 trabalhadores agem na parte hidráulica, elétrica, alvenaria, gesso e cercas. O espaço promete retornar a receber grandes eventos, como formaturas, casamentos, feiras e shows. O Centro de Convenções de Teresina fica localizado na avenida Marechal Castelo Branco.
No Twitter, Viviane Moura postou:
“Governo foi vítima pela demora da reforma.”
Digo, sem rodeios: nosso governo foi vítima em tudo o que envolve a demora da reforma do Centro de convenções. Mas isso é passado. Ele está quase pronto e será, em breve, devolvido aos piauienses. Tenho imenso orgulho de fazer parte disso! pic.twitter.com/qopmCMzc1l
— Viviane Moura (@vivianemourapi) August 26, 2021
O colorido está de volta. A cultura e a tradição resgatadas! https://t.co/J0jpy8Qkyb
— Viviane Moura (@vivianemourapi) August 26, 2021
https://twitter.com/vivianemoura44/status/1430988005448331277?s=20
“Estamos olhando para frente, concluindo a reforma e modernização do Centro de Convenções através de uma PPP. Viva o Piauí. Viva as PPPs do Piauí”, comemorou a superintendente da Suparc:
Estamos olhando para frente, concluindo a reforma e modernização do Centro de Convenções através de uma PPP. Viva o Piauí. Viva as PPPs do Piauí @ppppiaui @wdiaspi @GovernodoPi
— Viviane Moura (@vivianemourapi) August 26, 2021
O governo foi vítima, sim, afirma Viviane:
As mesmas que, apesar de serem descumpridoras de suas obrigações contratuais, ainda buscavam direitos ilegítimos.
Isso demandou tempo, desgate do governo perante a opinião pública.
Suportamos tudo isso calados. Agora estamos passando uma borracha em tudo isso. ( segue)
— Viviane Moura (@vivianemourapi) August 26, 2021
Sobre a visita às obras…
https://twitter.com/ppppiaui/status/1430886707839348738?s=20
Devolvendo as mesmas cores, a mesma arte, a bela arte de Nonato Oliveira, no painel histórico do NOVO Centro de Convenções. @ppppiaui @GovernodoPi pic.twitter.com/w9lMpnzxRu
— Viviane Moura (@vivianemourapi) August 26, 2021
Mas aí veio a PPP
O centro está sendo gerido pela empresa DMDL Montagens de Stands, selecionada por meio de chamamento público com contrato de concessão que será por 20 anos. O secretário da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles; a Secretária de Estado do Turismo (Setur), Carina Câmara; e a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura, participaram da visita.
“Temos aqui um cronograma pronto, uma obra avançada e com previsão de entrega. O local está sendo adequado para múltiplos eventos, para receber tecnologia avançada, arquitetura, design, tudo muito moderno que permite abrigar várias propostas. Está sendo e vai continuar sendo um instrumento para geração de emprego e renda”, garantiu o governador Wellington Dias.
De acordo com a secretária da Setur, o local vai alavancar o turismo no estado. “Nós vamos conseguir aumentar os turistas na região, com os congressos e grandes eventos e isso não mexe só com Teresina, pois quem vem quer conhecer outros lugares do estado, então favorece o Piauí todo. É um empreendimento muito grande, com capacidade de 10 mil pessoas ao mesmo tempo”, explicou Carina Câmara.
Viviane Moura comemora a parceria e garante que tem dado certo. “É possível constatar que a obra está avançada, já foi implantado um novo sistema de iluminação externo. Estão agora na fase de revitalização do painel que é um ponto bem sensível e a concessionária teve o cuidado de chamar o artista piauiense Nonato Oliveira para fazer esse processo respeitando a origem do painel. Até o aniversário do Piauí será entregue a primeira etapa”, disse.
Segundo Frederico Freitas, empresário sócio da empresa DMDL, a obra está sendo trabalhada num ritmo forte. “O estacionamento será a primeira parte que ficará pronta, depois o restaurante e até 12 de março a obra será finalmente entregue”, afirmou.
Para o secretário da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles, é uma obra que representa desenvolvimento para uma capital de eventos. “São mais de R$ 10 milhões de reais sendo aplicados pelo Governo do Estado, além do investimento privado. Mais uma obra que desamarramos os nós e vamos entregar para a população piauiense que merece muito”.
O Centro de Convenções de Teresina foi inaugurado em 1976 sob responsabilidade e gestão do Poder Público Estadual. Localizado no coração do centro cívico da capital, ao lado de grandes estruturas administrativas dos poderes legislativo e judiciário, o Centro de Convenções está a apenas 10 minutos do aeroporto de Teresina e fica próximo de uma variada rede hoteleira, restaurantes, espaços culturais e de lazer.
Fonte: CCom/Jogo do Poder