GeralNacionalPolítica

Nova pesquisa Datafolha acirra embate político e aquece corrida para 2026

Apesar do número equilibrado, a leitura do cenário varia de acordo com o lado da trincheira política

Uma nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (5) mexeu com os bastidores políticos em Brasília e evidenciou o clima de polarização no país. Segundo o levantamento, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 48% dos entrevistados e reprovado por 49% – um empate técnico que dividiu opiniões entre aliados e opositores.

Apesar do número equilibrado, a leitura do cenário varia de acordo com o lado da trincheira política.

Para o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), os dados trazem um sopro de otimismo ao Palácio do Planalto. “Vamos virar, vi os dados ontem à noite. Está todo mundo animado. Agora, é ir pra cima”, declarou à CNN, em tom confiante.

Do outro lado, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcanti (PL-RJ), fez uma leitura oposta. Para ele, a pesquisa reflete um momento de fragilidade do governo. “É normal, uma hora ele ia tocar no fundo do poço, eu só não imaginava um poço tão profundo de impopularidade. Discordo da pesquisa, não bate com a maioria das outras, o governo não tem 48% de aprovação nunca!”, criticou.

Especialistas ouvidos pela CNN apontam que ainda é cedo para definir uma tendência. A avaliação é de que os próximos movimentos no cenário político e econômico devem influenciar a percepção da população, ajudando a desenhar com mais clareza o panorama rumo às eleições de 2026.

Enquanto isso, a pesquisa reforça o retrato de um Brasil dividido, onde cada ponto percentual pode ser decisivo no tabuleiro político.

Edição JP – Imagem – IA

Relacionados

Botão Voltar ao topo