Neurocirurgia do Hospital de Parnaíba leva atendimento de excelência para toda a região do litoral do estado
O Governo do Estado leva para o interior e litoral uma saúde de ponta
A descentralização dos serviços de neurocirurgia no Piauí, implementada pela Secretaria da Saúde (Sesapi), está possibilitando um atendimento de excelência mais próximo da casa de muitos piauienses, como o da promotora de vendas Solange Silva, de 45 anos, que precisou passar por um procedimento de urgência no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba.
Portadora da síndrome de Arnold-Chiari, uma doença neurológica rara que afeta o sistema nervoso central, Solange precisou de atendimento na unidade de saúde, que é referência para a macrorregião do litoral do estado, após complicações de uma cirurgia para amenizar as sequelas da doença.
Moradora de Parnaíba, ela relata que se surpreendeu com o acolhimento das equipes que atuam no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde durante os 15 dias em que ficou internada.
“Eu achei muito atenciosa a equipe chegar e se apresentar, e o tempo todo dando apoio no que a gente precisasse. Estavam ali para nos acolher. Eu até me perguntava: será que estou no SUS mesmo ou em um hospital particular? E posso garantir que o atendimento no Heda é o melhor que já recebi de todos os hospitais pelos quais passei”, lembra a promotora de vendas.
Assim como Solange, vários outros piauienses, nas três macrorregionais do estado — Picos, Floriano e Parnaíba — contam com neurocirurgia presencial 24 horas, todos os dias da semana, como explica o neurocirurgião Cleciton Braga, responsável pelo atendimento da paciente.
“A neurocirurgia no Piauí avançou muito nos últimos dois anos, no atendimento ambulatorial e de cirurgia eletiva. E a exemplo disso, nós temos uma paciente, a Solange, que vem sendo tratada e diagnosticada corretamente neste hospital, não só na parte ambulatorial, mas também nas cirurgias”, ressalta o médico.
Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o Governo do Estado tem investido cada vez mais na descentralização dos serviços de saúde.
“Estamos levando para o interior uma saúde de ponta, possibilitando atendimento de muitos casos na própria região, a exemplo desse caso do Heda e de tantos outros locais.”, afirmou o gestor.
Fonte: Sesapi